
Nádia Ornelas conquista o 3.º prémio no Concurso do "Dia de Portugal"
O concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, instituído pelo Gabinete do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, tem por objetivo associar os alunos do 9.º ano de escolaridade e do ensino secundário, dos cursos gerais ou profissionalizantes, às comemorações do dia 10 de junho e destina-se a premiar os melhores textos individuais, relativos às temáticas evocadas nesta efeméride, escritos por alunos que frequentem qualquer estabelecimento de ensino básico, secundário ou profissional, da rede pública e privada, da Região Autónoma da Madeira.
No presente ano letivo, foram apresentados os textos de duas alunas da nossa escola, da turma 12.º 2: o texto da Nádia Ornelas, intitulado: “Camões dentro de mim” e o texto da Eduarda Teixeira, intitulado: “Memórias de um navegador”.
O texto da Nádia Ornelas conquistou o 3.º lugar e, no passado sábado, dia 7 de junho, em cerimónia oficial, presidida por sua Ex.ª o Senhor Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, os textos premiados foram lidos pelos seus autores perante uma ilustre assembleia de convidados, como o senhor Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Dr. Jorge Carvalho, membros do júri, representantes dos órgãos de gestão das escolas premiadas, professores e familiares.
Disponibilizamos, em reportagem fotográfica, os principais momentos da cerimónia de entrega de prémios.
Fica um agradecimento, muito especial, às duas alunas que aceitaram o desafio de se associar às celebrações do dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, dia em que se comemora o país, o nosso maior poeta e a diáspora. Este é o dia em que nos sentimos como Nação, como uma Pátria una, como um único Povo, independentemente do local onde nos encontramos – simbolicamente representados em Camões.
A professora,
Elisabete Ascensão