Covid 19
I Mostra de Ciência realizada em Santana
Data: 2025-06-23 Visualizações: 260

I Mostra de Ciência realizada em Santana

No dia 27 de maio, a Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral foi palco da I Mostra de Ciência realizada na região, uma iniciativa que uniu alunos, professores, investigadores, startups e a comunidade local em torno da ciência, da criatividade e do futuro sustentável.
Organizada pela recém criada Associação Juvenil "Viver Santana" em parceria com o Departamento de Ciências Exatas e da Natureza e Tecnologias da referida escola e com a Startup Madeira, esta mostra contou com 10 projetos inovadores, incluindo 4 da escola anfitriã (2 desenvolvidos no âmbito do clube Ecopaper – “Resíduos de bananeira por um futuro mais sustentável” e “Biofiltração Inovadora: resíduos de bananeira protetores do oceano”- e 2 no âmbito do programa RS4E - Road Show for Entrepreneurship – “Click Law” e “Talk it out”), 1 da Escola Secundária Francisco Franco - “Ph8” e cinco de startups ligadas à Startup Madeira e ao consórcio Egames Lab –(Greener Act, Footar, WalkMe Mobile Solutions e Faded Tales of Strangers).
A mostra contou, assim, com a apresentação de projetos de cariz tecnológico, ambiental e educativo, destacando-se soluções ecológicas para a proteção dos oceanos e propostas inovadoras como a valorização de resíduos de bananeira. Sobressaíram, neste contexto, o projeto "Biofiltração inovadora: resíduos de bananeira protetores do oceano" vencedor da 3.ª edição do concurso nacional Prémio Atlântico Júnior em 2024 e "Resíduos de bananeira por um futuro mais sustentável", ambos desenvolvidos por alunos do ensino secundário, sob a orientação da professora Ângela Morais. Este último conquistou reconhecimento a nível nacional e europeu nomeadamente no concurso “Blue Tech Competition”, com participação nas celebrações do “European Maritime Day”, que decorreram na Irlanda e presença na Mostra Nacional de Ciência (Porto), no âmbito da final do concurso nacional Jovens Cientistas e Investigadores 2025, onde conquistaram uma participação internacional de Portugal no VilaCiência que decorrerá em abril de 2026 em Valência. Este projeto foi também selecionado para a final do Prémio Atlântico Júnior que teve lugar no pavilhão do conhecimento em Lisboa, onde conquistou um lugar no pódio, a divulgar no próximo dia 3 de julho. Nesta I Mostra de Ciência também se destacaram os projetos “Click Law”, vencedor do programa RS4E e "Ph8" da Escola Secundária da Francisco Franco, vencedor da 2.ª edição do "Prémio Atlântico Júnior".
O evento foi ainda enriquecido pela estreia oficial do grupo de bombos "Viver Santana", resultado de um projeto desenvolvido por um grupo informal de jovens com a colaboração de vários docentes desta escola e apoiado pelo programa PRINT da Direção Regional de Juventude, simbolizando a forte ligação entre cultura e escola.
A Direção Regional da Juventude e a Câmara Municipal de Santana marcaram presença na iniciativa, representadas, respetivamente, pelo Senhor Diretor Regional da Juventude, Eng. Carlos André Camacho Alves, e pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santana, Márcio Dinarte Fernandes, dando especial relevo à importância educativa e cultural da Mostra, reforçando o seu impacto positivo na comunidade local.
A I Mostra de Ciência revelou-se um verdadeiro espaço de partilha, inspiração e ligação entre escola e comunidade, mostrando que o futuro se constrói com conhecimento, colaboração e criatividade.
Parabéns a todos os envolvidos!
A Coordenadora do Departamento de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.