
Coordenação do Ensino Secundário e das OMF
Ao longo do ano letivo, a Coordenação do Ensino Secundário e das Outras Modalidades de Formação (OMF) assumem um papel central na dinamização e supervisão do percurso escolar dos alunos, assegurando a articulação entre os cursos científico-humanísticos e os cursos profissionais. Numa escola situada em meio rural, estas coordenações revestem-se de particular importância, atendendo aos desafios específicos do contexto social e económico envolvente, bem como, à necessidade de promover o sucesso e a continuidade dos estudos ou a integração qualificada no mundo do trabalho.
Em colaboração com a Direção da escola definem-se estratégias pedagógicas adaptadas à realidade da comunidade escolar. É elaborado um plano de ação com medidas específicas para o reforço das aprendizagens, prevenção do abandono escolar e valorização dos cursos profissionais como alternativa de qualidade.
Estas coordenações acompanham, de forma próxima, as turmas dos cursos científico-humanísticos e profissionais, apoiando os DT na gestão pedagógica e na mediação com as famílias. Nas turmas profissionais, o acompanhamento inclui ainda o apoio à organização das FCT (Formações em Contexto de Trabalho) e PAP (Provas de Aptidão Profissional), a supervisão dos planos individuais de formação e a articulação com os coordenadores dos cursos e empresas parceiras.
A promoção do sucesso educativo é uma prioridade. Promovem-se ações de monitorização dos resultados escolares e incentivam-se práticas diferenciadas, incluindo tutorias, apoios educativos personalizados e parcerias com entidades locais/regionais. É dada especial atenção aos alunos em risco, com medidas de acompanhamento individualizado e articulação com os serviços de apoio social e psicológico da escola.
Tendo em conta o supracitado, as coordenações asseguram a articulação com diversas entidades e organismos a realização de diversas formações e atividades em prol do sucesso escolar e da informação dos alunos para a tomada de decisões futuras. Destacam-se as seguintes atividades promovidas e/ou dinamizadas no ano letivo 2024/25:
- ação (in)formativa “Métodos de Estudo” (10.º ano);
- ação (in)formativa “Ser Bombeiro Voluntário” (11.º ano e CPM);
- ação (in)formativa “Forças Armadas” (11.º ano e CPM);
- ação (in)formativa do gabinete de Acesso ao Ensino Superior (11.º ano e CDM);
- ação de formação do Gabinete de Psicologia da Escola “Gestão de Stress” (11.º ano e CPM);
- Workshop “Nos exames a Ansiedade Bloqueia-te?” (12.º ano);
- Painel das Profissões “O Teu Futuro Começa Agora” (10.º, 11.º e 12.º anos e Cursos Profissionais);
- Feira do Ensino Secundário (Comunidade escolar);
- ação (in)formativa sobre a Oferta Formativa para o Ensino Secundário e Profissional (9.º ano e escola do Porto da Cruz);
- ação de formação “O Turismo como fator de Desenvolvimento das Áreas Rurais” (10.º e 11.º anos e TAR);
- ações (in)formativas: Universidade da Madeira, IPQ-RAM, Escola Hoteleira (11.º e 12.º anos e CDM).
A proximidade existente quer fortalecer o sentimento de pertença dos alunos e incentivar a sua participação ativa na escola e na comunidade. Este trabalho é essencial para ajustar práticas, reforçar a qualidade da oferta educativa e promover estratégias que respondam melhor às necessidades dos nossos alunos.
Prof Francisco Vasconcelos e Vera Santos