
Visita de estudo - 11.º ano - Filosofia
No transato dia 24 de abril, no âmbito da disciplina de Filosofia, decorreu uma visita de estudo ao Centro Interpretativo do Comboio do Monte e Jardim Tropical Monte Palace.
Com a presença das turmas do 11º ano e da turma 2 do 10º ano, as quais se comportaram excelentemente, encetou-se um périplo por dois espaços culturais de natureza distinta: histórica e estética. Assim, e no nosso primeiro destino - Centro Interpretativo do Comboio do Monte - , fomos orientados e guiados para um tempo a preto e branco, que entre 1893 e 1943, ajudados pelas fotografias e as imagens que delas se retiram, nos levaram a conhecer uma Linha Funicular que viveu o seu auge, o seu declínio e a sua falência. Com efeito, o objetivo alcançou-se: reconhecer peças e artefactos que pertenceram àquela História e construíram a identidade próprias de um tempo antigo, hoje, uma memória preservada.
E o nosso percurso continuou. Agora, em direção ao Jardim Tropical Monte Palace. Em sua representação, para nos conduzir pelo seu universo, aguardava-nos a Lina, que gentil e amavelmente nos deu as boas-vindas e, sem demoras, nos guiou por um sublime paraíso à beira serra plantado. Curiosos, explorámos a coleção de Arte Moderna e Contemporânea, a exposição permanente dos Segredos da Mãe Natureza e, obviamente, todos os recantos possíveis que alimentaram a contemplação da natureza em nosso redor, onde sem dúvida, os flamingos, as carpas e o mundo oriental dos Terracota ganharam destaque. O tempo voou, não haja dúvidas. Três horas e meia depois, regressámos ao autocarro de sorriso cheio, e barriga também, a quem agradecemos a amabilidade do lanche oferecido.
Por fim, duas notas: a do agradecimento à instituição Monte Palace pela garantia do transporte escolar; e à disponibilidade da Profª Lígia Rosa no acompanhamento da visita. O meu obrigado.
O Professor,
Nuno Costa