União Europeia: 40 anos de Partilha, Democracia e Solidariedade
Este ano, a Semana do Departamento de Ciências Sociais e Humanas teve como tema “União Europeia: 40 anos de Partilha, Democracia e Solidariedade”, assinalando os 40 anos da integração de Portugal na União Europeia.
Para celebrar esta efeméride, o Departamento promoveu três iniciativas distintas.
No dia 21 de abril, realizou-se uma ação de informação dirigida aos alunos das turmas 9.º 2 e 11.º 1 e 2, centrada na União Europeia. Esta atividade teve como principal objetivo reforçar o conhecimento dos alunos sobre a evolução histórica do projeto europeu e analisar os desafios que atualmente marcam o posicionamento da União Europeia no contexto geopolítico global.
No dia 29 de abril, organizou-se um almoço solidário, cuja receita reverterá a favor do Lar da Paz, da Fundação Aldeia da Paz, honrando o compromisso de solidariedade que constitui um dos pilares da nossa Europa comum e que se deve traduzir em gestos concretos de cidadania e apoio ao próximo. O Departamento agradece a toda a Comunidade Educativa que se associou a esta iniciativa, contribuindo para fazer a diferença.
Por fim, no dia 5 de maio, decorreu uma mesa-redonda moderada pelo docente do Departamento, o professor Nuno Costa do Grupo de Filosofia, que contou com a presença de dois ilustres oradores: a Senhora Secretária Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Dra. Paula Margarido, e o Dr. Luís Nascimento. Através das suas intervenções, refletiram sobre a profunda transformação da Região Autónoma da Madeira ao longo dos últimos 40 anos, bem como sobre os conceitos-chave que deram mote à Semana do Departamento.
Destacaram a importância da partilha, que permitiu ultrapassar o isolamento e integrar um espaço comum de conhecimento e progresso; da democracia, fortalecida pelos fundos e diretrizes europeias, que contribuíram para consolidar as instituições regionais e promover a cidadania ativa; e, finalmente, da solidariedade, evidente na coesão territorial que possibilitou à Madeira encurtar distâncias e elevar a qualidade de vida dos seus habitantes.
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas agradece, a todos os docentes que contribuíram para a concretização desta Semana, pelo empenho, dedicação e colaboração demonstrados ao longo de todas as atividades desenvolvidas.
A Coordenadora do Departamento das Ciências Sociais e Humanas
Telma Spínola


