Covid 19
10.º1 dá a conhecer Geologia da Madeira a alunos da Escola Secundária de Pinhal Novo
Data: 2024-04-17 Visualizações: 192

10.º1 dá a conhecer Geologia da Madeira a alunos da Escola Secundária de Pinhal Novo

 No dia 21 de março, os alunos da turma 1 do 10.º ano, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, deram a conhecer a geologia da Madeira a 71 alunos do 11.º ano provenientes da Escola Secundária de Pinhal Novo (Setúbal), numa ação de formação de curta duração que promoveram, constituída por uma parte teórica que decorreu no auditório da escola e uma parte prática que contemplou a realização de um roteiro geológico pelo centro de Santana.
      A componente teórica incluiu uma palestra sobre a Formação Geológica da ilha da Madeira ministrada pelo aluno Diogo Abreu, na qual foi abordado o enquadramento geotectónico do arquipélago da Madeira, enquadramento geográfico, principais tipos de erupções que ocorreram e respetivas litologias e geopaisagens resultantes dos vários agentes de geodinâmica interna e externa.
      Posteriormente, os alunos da escola de Pinhal Novo foram divididos em 4 grupos, orientados por um guia do 10.º1 que acompanhou cada grupo num roteiro geológico realizado pelo centro de Santana.
      Os restantes alunos do 10.º1 foram distribuídos por 5 paragens, nas quais explicaram os aspetos geológicos de interesse (aplicação dos recursos geológicos nas construções locais, formações geológicas, geopaisagens,...), para além de aspetos relacionados com o Património Natural, Histórico e Cultural observado em cada uma das paragens.
      Por fim, como forma de consolidação dos conhecimentos , os alunos formandos responderam no telemóvel a um quiz com questões relacionadas com os conteúdos abordados na palestra e no roteiro geológico, como forma de consolidação das aprendizagens.
      A partilha de conhecimento entre os alunos da Madeira e do Continente, tornou esta atividade muito enriquecedora para todos os alunos envolvidos, tendo contribuído para uma enorme motivação para aprendizagem e para a promoção do sucesso escolar.
 
 
A professora,
Ângela Morais
 
 

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.