Conselho Executivo

Nome Função
Maria Inês Mendonça Andrade Presidente
Mário Rogério Freitas Rodrigues Vice-Presidente
Sandra Maria Rocha Vice-Presidente

Programa de Ação 2015-2019

Data: 2016-10-12

O Programa de Ação que se apresenta constitui a visão da atual equipa do Conselho Executivo para que a escola cumpra a sua função: ser uma organização promotora da aprendizagem dos seus alunos.

Considerando que nenhuma ação se fundamenta no nada, a nossa ação parte, imperativamente, do que já existe para podermos alcançar as metas a que nos propomos.

Deste modo, preconizamos um plano que assegure a nossa identidade e a afirmação no meio educativo de uma Escola com qualidade e de referência.

Tendo por base os pressupostos do Projeto Educativo que esteve em vigor entre 2010 e 201515, no qual foram identificadas as potencialidades e reconhecidas as fragilidades não, totalmente, colmatadas, entendemos ser necessário a procura de mais e melhores soluções que passarão por trilhar um maior envolvimento, responsabilização e sinergia alargada, com a comunidade educativa e com os parceiros externos, rumo a uma escola de maior sucesso.

 

Enunciamos aqueles que serão os pilares a nortear a nossa ação, isto é, a visão, a missão e os valores.

 

Visão

Proporcionar a todos os alunos igualdade de oportunidades, criando condições para um ensino e uma aprendizagem de qualidade, que os prepare para o futuro, através da inovação, resiliência intelectual, cidadania ativa, respeitadora e responsável.

Missão

        Acreditar que os desafios do século XXI serão desenhados por cidadãos que terão que responder com competência e versatilidade intelectual, paixão pela descoberta, sentido acentuado de justiça social e dedicação. A nossa missão é formar e inspirar os nossos alunos, proporcionando-lhes uma educação estimuladora e inclusiva, através da qual Incitados a agir como cidadãos de princípios e a aprender ao longo da vida.

Valores

Desenvolver a integridade, honestidade, sentido de equidade e justiça, sensibilidade às necessidades, sentimentos e respeito pelas opiniões e valores de outros indivíduos.

 Esta educação tem de:

  • ser proporcionada num ambiente de respeito pelas regras e pela melhoria dos recursos;
  •  ser modelada por um espírito de comunidade vivido por alunos, pais, professores e pessoal não docente com o objetivo de formar alunos independentes, dotados de conhecimento, valores e competências que lhes permitam fazer a diferença;
  •  formar alunos confiantes, comunicadores competentes, capazes de trabalhar em equipa construtivamente e eficientes na resolução de problemas;
  •  atender às necessidades dos alunos e às suas perspetivas;
  •  respeitar e valorizar as qualidades dos discentes criando oportunidades de sucesso.

  

Liderança

 

O conceito de liderança, a implementar por esta equipa, tem como premissa a implementação de fortes relações produtivas designadamente, entre o Conselho da Comunidade Educativa, o Conselho Pedagógico, os Conselhos de Turma, os Departamentos, os Grupos Disciplinares e o Conselho Administrativo e pretende assegurar que os serviços que existem na escola apoiem o objetivo educativo. Para a concretização do nosso Programa de ação contamos, também, com lideranças intermédias, consistentes e mobilizadoras, no sentido de, em conjunto, promover o envolvimento e uma forte participação de todos os elementos da comunidade educativa: o pessoal docente, o pessoal não docente, os pais/encarregados de educação e os alunos.

Trabalharemos com toda a comunidade escolar para assegurar que o progresso contínuo é feito no sentido de uma visão partilhada e de resiliência face aos desafios a médio e longo prazo.

Propomos uma educação inspiradora de autoconfiança e integridade. Todos os alunos serão encorajados, desafiados e apoiados ao longo do seu percurso de formação. Os mesmos serão estimulados a ser independentes, a emitir opinião crítica, a serem responsáveis, possuidores de espírito de equipa e cidadãos de princípios. A criatividade e o pensamento abrangente deverão ser especialmente valorizados no nosso ensino, bem como a tecnologia que se deve definir como suporte de base às distintas áreas curriculares.

Consideramos que os jovens precisam de limites e orientações claras que permitam o seu crescimento e desenvolvimento assentes em padrões de comportamento essenciais para promoverem um ambiente enriquecido, positivo e propício à aprendizagem. 

 

Pretendemos promover e desenvolver um ambiente positivo, onde toda a comunidade educativa se sinta acompanhada. Acreditamos que o bem-estar de todos é essencial para a promoção do sucesso e desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Nesta escola, a educação deve ser assumida em parceria com os pais num trabalho conjunto para assegurar o sucesso de cada criança/aluno.

Estamos convictos de que o nosso sucesso como escola está dependente de um planeamento constante e de uma avaliação crítica oportuna. Procuraremos realizar uma análise sistemática dos processos pela via da autoavaliação, com vista à melhoria contínua. Entendemos que, na sequência de uma participação ativa da comunidade, a nossa atuação terá de se adequar ao resultado da avaliação interna e externa e deverá dar resposta às novas exigências que se apresentem.