Associação de Estudantes

2015 - 2017 - Santana

Associação de Estudantes de Santana

aqui fica qq coisa A presidente: Mariana Ornelas

Discurso de Tomada de Posse da Associação de Estudantes

21 de janeiro de 2015

Exm.º Sr Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos
Exm.º Sr Diretor Regional do Ambiente
Exm.º Sr Presidente da Câmara Municipal de Santana/ Exm. Sr.ª Vereadora da Câmara Municipal de Santana
Exm.º Sr. Comissário da Polícia de Segurança Pública
Exm.ª Sr.ª Presidente do Conselho da Comunidade Educativa
Exm.º Sr. Presidente do Conselho Executivo
Senhoras e senhores professores,
Senhoras e senhores funcionários não docentes,
Caros colegas,

É com felicidade que, hoje, nesta cerimónia, tomamos posse da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral. Devo dizer que aceitamos este desafio, porque sentimos esta escola como sendo a nossa casa, pois é nela que temos vindo a assimilar conhecimentos essenciais ao nosso futuro e será nela que empreenderemos, talvez, um dos maiores desafios interventivos da nossa vida, o que, certamente, nos fará crescer pelas experiências que nos irá arrecadar e pela possibilidade que nos dá de introduzir novas ideias. Assumiremos o compromisso de representar todos os alunos desta instituição, tendo em conta as suas preocupações escolares e as suas aspirações, assim como procuraremos fomentar um diálogo concertado entre os estudantes, a escola e o meio em que se insere, a fim de promover o sucesso dos alunos. Por conseguinte, ao longo da vigência do mandato desta Associação de Estudantes, procuraremos alcançar, entre outras, as seguintes metas:

  • Dinamizar novos projetos na escola, no sentido de os alunos participarem em maior número;
  • Fomentar a integração dos alunos na comunidade escolar, desde o 5.º ao 12.ºanos;
  • Dinamizar preleções ou debates sobre temas que sejam do interesse dos alunos;
  • Organizar atividades nos finais do período ou em épocas especiais;
  • Motivar os alunos e docentes a participarem nas atividades escolares propostas pela AE.

Devo dizer que a nossa principal preocupação será fazer com que todos vós se identifiquem com esta Associação de Estudantes que tentará ir ao encontro dos vossos interesses. Procuraremos, ainda, criar um espaço escolar acolhedor e formativo, fazendo com que todos acreditem que vale a pena lutar pelos vossos intentos e trilhem um caminho académico essencial ao vosso sucesso, apesar de todos os obstáculos impostos pelo modelo da sociedade atual. Salienta-se, também, que só conseguiremos alcançar uma escola melhor com o contributo de todos nós, isto é, alunos, pais, órgãos de gestão deste estabelecimento e outras entidades que colaboram com esta escola, pois acreditamos verdadeiramente que a união faz a força.

Procuraremos, ainda, valorizar a participação de todos, para que todos os estudantes possam opinar em relação às decisões tomadas pelos órgãos de gestão, assim como sugerir a criação de novos projetos. Sempre que necessário, as propostas e as diversas opiniões serão apresentadas no Conselho da Comunidade Educativa. Pretendemos, pois, que os alunos se sintam à vontade de emitir a sua opinião e de sugerir novas formas de atuação da Associação de Estudantes.

Comprometemo-nos, por fim, perante vós, a exercer as funções que nos competem com empenho e dedicação. Seremos empreendedores e mobilizaremos a participação de todos os alunos desta escola, para que se envolvam ativamente na vida escolar e para que a sua voz se faça a ouvir. Fomentaremos, ainda, a cooperação entre os órgãos de gestão, os estudantes e as outras entidades externas à escola. Sublinhamos, portanto, que o nosso sucesso será uma preocupação que condicionará a nossa atuação.

Para finalizar, agradecemos a colaboração do Conselho Executivo e agradecemos ao presidente da Associação de Estudantes cessante que lançou o repto para formarmos esta equipa e que prestou todas as informações essenciais relativamente à orgânica da Associação.

Agradecemos, ainda, a vossa presença e reiteramos a ideia de que estamos aqui para vos representar e procuraremos criar uma escola melhor para atingir o vosso sucesso!

Acreditando na importância do Associativismo Estudantil, o teu sucesso é a nossa ambição!

Muito obrigada!

A presidente: Mariana Ornelas

Discurso Bandas Rock 2015



Foi com muito agrado que hoje se realizou a VIII edição do Encontro Regional de Bandas Rock e IX edição do concurso vozes da rádio, organizadas pela Associação de Estudantes, em colaboração com a Câmara Municipal de Santana, com a Escola Básica e Secundária e com os professores da Comissão de Organização das Bandas Rock, que vos possibilitou assistir ao talento de muitos jovens de várias escolas. Devo dizer que este evento só se tornou possível graças à mobilização de esforços de várias pessoas para que este evento se tornasse um sucesso.

Por conseguinte, agradeço à Câmara Municipal de Santana pelo apoio concedido; à Escola Básica e Secundária de Santana, pela assessoria; às juntas de freguesia de S. Roque do Faial e de Santana; à RTP Madeira e à Antena 3, pela divulgação; ao Delta Som; e ao Restaurante “O Colmo”.

Devo acrescentar, ainda, que os membros da Associação de Estudantes foram distribuídos por freguesia, a fim de angariarem verbas que sustentassem o custo deste evento. Deste modo, agradeço a cada freguesia: S. Roque do Faial, Faial, Santana, Ilha, S. Jorge e Arco de S. Jorge. (Patrocínios).

Devo, ainda, agradecer ao Conselho Executivo, ao prof. Duarte, ao prof. Francisco e à prof. Liliana, pela disponibilidade e dedicação para que este projeto fosse uma mais-valia para a região. Agradeço, ainda, à nossa banda convidada AKOUSTIC JUNKIES, por ter aceitado o nosso convite, e ao DJ Oxy Romano Faria, pela sua disponibilidade.

Agradeço também aos finalistas de 2015-2016, pela ajuda facultada e, por fim, agradeço bastante aos meus companheiros de equipa que pertencem a esta AE, pois, sem a sua ajuda, este projeto seria irrealizável. Aliás, acreditamos verdadeiramente que a união faz a força.

E, porque a festa continua, a AE deseja que se divirtam e que aproveitem este evento!

Obrigada a todos vós e um bem-haja!

Palestra proferida pelo Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho


No dia 16 de março de 2016, o Excelentíssimo Senhor Secretário Regional da Educação deslocou-se à escola básica e secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral para dinamizar uma palestra sobre o tema “O teu sucesso é a nossa ambição!”. O seu discurso teve como público-alvo os alunos do 11º ano de escolaridade e centrou-se em conteúdos essenciais para o futuro profissional de cada um dos estudantes, sendo destacadas algumas personalidades que construíram uma carreira brilhante nas mais diversas áreas, como, a música, a dança e o desporto.

Por conseguinte, o Excelentíssimo Secretário começou por referir algumas figuras conhecidas que alcançaram o sucesso nas suas respetivas áreas, a saber, o desportista Dick Fosbury, o realizador Matt Groening e o cantor Paul McCartney. Referiu que Fosbury apresentou uma técnica desenvolvida por si e diferente da habitual para o salto em altura, tendo sido esta adotada mais tarde. Groening licenciou-se em Gestão e, no entanto, foi o criador da série que mais tempo permaneceu numa cadeia televisiva - The Simpsons. McCartney foi um dos melhores vocalistas de todos os tempos, sendo membro dos The Beatles, e, no entanto, nunca alcançou um lugar no coro da sua escola.

Sendo assim, segundo o orador, é importante definir objetivos, pois sem eles não há agenda. Deste modo, o sucesso não se carateriza apenas pelos bons resultados escolares, dizendo que, também, é fundamental acreditar nas nossas competências e possuir determinadas ferramentas. Salientou, ainda, que, no seu tempo de estudo, um curso superior e o domínio de uma língua estrangeira eram os fatores essenciais para o êxito individual. Contudo, nos dias que correm, acrescentam-se o domínio das tecnologias, a criatividade e a inovação e, sobretudo, o pensamento diferente. O truque está nos alelos estabelecidos entre estas ferramentas, pois é assim que se marca a diferença e se cria cultura.

Ghandi proferiu a citação: "O futuro depende daquilo que fazemos no presente" e o Secretário elucidou-nos que a forma como nos equipamos condiciona o futuro, e que, com equipamentos, o conhecimento chegará mais longe.

É também o próprio que compara a evolução do mercado de trabalho nos últimos 60 anos com uma escada rolante agora estagnada. A criação do Espaço Europeu não só possibilitou a mobilidade entre as várias comunidades e a livre circulação de pessoas, bens e capitais dentro desta agregação como também ofereceu a possibilidade de trabalhar nestes países, sendo uma realidade cada vez mais comum que não deve ser considerada emigração.

A este propósito, o professor Jorge Carvalho não deixou de afirmar que "a vida começa quando saímos da nossa zona de conforto", quando nos diferenciamos dos restantes nas competências, nos conhecimentos, nas exigências e na própria sustentação.

É com uma clara e pertinente comparação que esta entidade presente termina o seu discurso, referindo-se ao sucesso como um icebergue, onde o êxito é visível, mas permanecem submersos a persistência, o sacrifício, o trabalho, a falha, os bons hábitos, a resiliência, a dedicação e o desapontamento.

Compreendeu-se que o mercado de trabalho nos últimos anos tem vindo a modificar-se, o que leva os jovens a terem que procurar alternativas inovadoras para que consigam alcançar os seus objetivos. Só aqueles que se destacarem de uma forma positiva, que pensarem de maneira diferente, que forem criativos e que estejam aptos a adaptar-se a novas realidades estarão preparados para um emprego no futuro. A importância de definir objetivos determinará quais os caminhos a seguir para os alcançar e definirá os sacrifícios que serão necessários.

Em suma, a palestra causou um grande impacto em todos os estudantes que estiveram presentes. Esta atividade facultou uma nova perspetiva do sucesso e tudo o que isso implica aos alunos e preparou-os de uma forma informada para o futuro. Observou-se que é preciso arriscar, pensar de maneira diferente e ser criativo, acumular cultura e conhecimento e ser persistente para se ser bem-sucedido.

Pela Associação de Estudantes de Santana