Associação de pais

A Associação de Pais dos Estudantes de Santana já é "velhinha" de existência, pois a sua constituição remonta ao ano de 1996, esteve alguns anos a "descansar", mas agora, graças a um grupo de pais que pretendem participar activamente na comunidade educativa dos seus filhos e educandos e nos órgãos de gestão da escola, reactivaram-na há cerca de 6 anos.

A escola, especialmente ao longo do Ensino Básico e Secundário, deixou de visar apenas a transmissão de conhecimentos para privilegiar o desenvolvimento de capacidades e aptidões dos alunos; atitudes de autonomia pessoal e de solidariedade.
Mas, para que essa finalidade se cumpra, é necessário aproximar a escola do meio familiar e social em que a criança e o adolescente vivem, já que aos pais e encarregados de educação cabe um papel decisivo nesse desenvolvimento. A todos os pais e encarregados de educação assiste o direito de participar no processo educativo dos seus filhos. Esta participação pode assumir duas formas distintas: Individualmente (enquanto encarregado de educação de um aluno de determinada escola) e enquanto membro de uma associação de pais e encarregados de educação.

Facilmente nos apercebemos que, cada vez mais, os pais e os encarregados de educação - individualmente ou em associações - são chamados a intervir no processo educativo dos seus filhos ou educandos que se desenvolve no seio da escola. Esta mudança de atitude da escola, tradicionalmente fechada sobre si mesma e sobre os seus métodos e programas, reclama que os pais e os encarregados de educação tenham também uma nova postura perante a escola. Neste processo de envolvimento dos pais na escola assumem particular importância as Associações de Pais.

Todos temos uma palavra a dizer relativamente à educação dos nossos filhos, educar é ter esperança no futuro, vamos assumir a sua educação, não se omita desta tarefa, pois a educação é uma responsabilidade de todos e não apenas da escola.

Junte-se a nós, torne-se membro da APES, dê-nos a sua opinião, colabore para que a Escola dos nossos filhos seja um espaço de ensino de qualidade, aprendizagem efectiva, formação cívica, crescimento saudável e de desenvolvimento integral, bem estar e protecção.