Carregando...

Virgílio Caldeira

Era o mês de outubro, de 1986, quando fui notificado pela Secretaria Regional de Educação, para lecionar a disciplina de Educação Musical, na Escola Preparatória Bispo D. Manuel Ferreira Cabral. Honestamente, esta escola não era a minha primeira opção, quando decidi optar pela via do ensino.

No início, como qualquer jovem, que dá o primeiro passo rumo ao seu projeto de vida, apresentava um nível de ansiedade considerável, pois o desafio era gigantesco. Não bastava ser o primeiro professor de Educação Musical a lecionar naquele estabelecimento de ensino, como também ter a responsabilidade de instruir e motivar cerca de três centenas de crianças e adolescentes para as artes.

Depois de algumas semanas de trabalho, aqueles que eram os meus “medos” foram-se dissipando, gradualmente. O ambiente era propício à partilha de conhecimento e amizades, algo que me tranquilizou e potenciou o meu entusiasmo, para trabalhar com aqueles jovens, muitos deles, ávidos de uma prática artística.

Hoje, olho para esses belos tempos com saudade, saudade de tantas pessoas que me ajudaram a construir a minha personalidade, sejam eles colegas, alunos, funcionários ou encarregados de educação. Saudade daqueles momentos em que, através da música, os alunos eram felizes e contagiavam toda a comunidade educativa com esse brilho nos olhos.

Um obrigado a todos aqueles que se atravessaram no meu caminho, naquele “cantinho” de Santana, e que me ajudaram com a sua experiência, simpatia e amizade.

Um bem-haja!

03/02/2023