Carregando...

Sabia que?

Neste espaço, pretende-se divulgar episódios relevantes e/ou inusitados relacionados com a escola e com o meio em que se insere. Se conhecer algum facto que aqui se enquadre, por favor, encaminhe-o para o Conselho Executivo da Escola!

Coordenação: professoras Márcia Dória e Fátima Camacho

Efetivamente, de 1982 a 1993, os alunos da freguesia da Boaventura, concelho de São Vicente, frequentaram a nossa escola. Este facto deveu-se à insuficiente oferta formativa na Costa Norte da Ilha.

São Vicente tinha uma escola privada, conhecida como Externato. Só em 1988 é que se deu início ao ensino preparatório e secundário público na Vila de São Vicente. A Escola Preparatória e Secundária criada entrou em funcionamento no ano letivo de 1988-1989. As novas e atuais instalações foram inauguradas no sítio do Passo, no dia 4 de outubro de 1993.

A partir desta data, os alunos provenientes da Boaventura passaram a frequentar a escola no respetivo concelho.

Foi neste ano letivo que houve o primeiro grupo de finalistas do 12.º ano, constituído por 36 estudantes, que tiveram a particularidade de escolher a Bênção das Capas ou a viagem de finalistas.

A maioria, 17 alunos, preferiu realizar a cerimónia da Bênção das Capas, na Igreja Paroquial de Santana e, para madrinha, foi convidada a professora Isabel Simões, docente de Inglês. O professor Juan Batista, docente do grupo de Educação Física da nossa escola, integrou este grupo.

O outro grupo de 10 alunos efetuou a viagem de finalistas, que teve como destino a ilha Gran Canária, no mês de agosto de 1997. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Dalila Cunha e Ana Luísa Duarte. O professor Francisco Vasconcelos, docente do grupo de Ciências da nossa escola, fez parte deste segundo grupo.

Alguns alunos não quiseram participar em nenhuma das duas atividades.

Curiosidade: No ano letivo 2016-2017, vinte anos decorridos, o professor Francisco Vasconcelos foi padrinho dos Finalistas. Como não realizara a Bênção das Capas, enquanto estudante, os finalistas fizeram a surpresa de lhe entregar uma capa de finalista, que foi colocada nos seus ombros, imediatamente antes da imposição da capa aos alunos, que é feita pelo Senhor Padre e pelos Padrinhos.

A primeira participação da Escola num Projeto Europeu – então designado como Programa Sócrates- Comenius - aconteceu no ano letivo 1995/1996, com o tema “Igualdade entre todos na Europa” e teve como parceiras escolas da Suécia, da Noruega e da Bélgica. O primeiro encontro ocorreu na Bélgica e a nossa escola foi representada pelos professores Albertina Branco e Rui Moisés Ascensão.

No segundo encontro, na Suécia, participaram os professores Albertina Branco e Bernardino Ornelas. O terceiro encontro realizou-se na Noruega, com a presença das professoras Albertina Branco e Inês Andrade.

No âmbito deste primeiro projeto, os alunos contribuíam com trabalhos sobre o tema que eram apresentados nos encontros de docentes e partilhados com os alunos das escolas intervenientes. A nossa escola, por sua vez, recebia os trabalhos dos alunos, dos demais países, originando, deste modo, um autêntico intercâmbio de ideias, experiências e fotos.

Nos últimos 27 anos, a escola continuou a apostar na implementação de projetos europeus, conhecidos como projetos ERASMUS+, com a participação ativa dos alunos, quer a nível da preparação do encontro, quer a nível da apresentação de trabalhos, quer na receção dos colegas dos países intervenientes. Têm sido muitos os países visitados, com os quais a nossa escola estabeleceu intercâmbio, e muitos os alunos e professores que já nos visitaram.

Estes projetos são enriquecedores para os que neles participam, pois transmitem aprendizagens e experiências que levarão para a vida.

Estiveram na coordenação dos mesmos, por antiguidade, o professor Rui Moisés, a professora Albertina Branco, a professora Sara Conceição, o professor Dinis Mendonça e o professor Bernardino Ornelas.