3. Sabia que a escola participa em Projetos Europeus desde o ano letivo 1995/1996?
A primeira participação da Escola num Projeto Europeu – então designado como Programa Sócrates- Comenius - aconteceu no ano letivo 1995/1996, com o tema “Igualdade entre todos na Europa” e teve como parceiras escolas da Suécia, da Noruega e da Bélgica. O primeiro encontro ocorreu na Bélgica e a nossa escola foi representada pelos professores Albertina Branco e Rui Moisés Ascensão.
No segundo encontro, na Suécia, participaram os professores Albertina Branco e Bernardino Ornelas. O terceiro encontro realizou-se na Noruega, com a presença das professoras Albertina Branco e Inês Andrade.
No âmbito deste primeiro projeto, os alunos contribuíam com trabalhos sobre o tema que eram apresentados nos encontros de docentes e partilhados com os alunos das escolas intervenientes. A nossa escola, por sua vez, recebia os trabalhos dos alunos, dos demais países, originando, deste modo, um autêntico intercâmbio de ideias, experiências e fotos.
Nos últimos 27 anos, a escola continuou a apostar na implementação de projetos europeus, conhecidos como projetos ERASMUS+, com a participação ativa dos alunos, quer a nível da preparação do encontro, quer a nível da apresentação de trabalhos, quer na receção dos colegas dos países intervenientes. Têm sido muitos os países visitados, com os quais a nossa escola estabeleceu intercâmbio, e muitos os alunos e professores que já nos visitaram.
Estes projetos são enriquecedores para os que neles participam, pois transmitem aprendizagens e experiências que levarão para a vida.
Estiveram na coordenação dos mesmos, por antiguidade, o professor Rui Moisés, a professora Albertina Branco, a professora Sara Conceição, o professor Dinis Mendonça e o professor Bernardino Ornelas.