Carregando...

Ana Maria da Câmara

A Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral acabou de fazer quarenta anos de existência. Desde o primeiro momento, durante catorze anos, fiz parte do corpo docente da Escola. A Escola foi um marco na transição do ensino à distância, da Telescola, para o ensino presencial, no Concelho de Santana.

Foram vários os desafios com os quais fui confrontada, todos importantes para o meu crescimento pessoal e profissional. Tendo sido uma escola concebida de raiz, houve a necessidade de criar e organizar materiais pedagógicos, elaborar regulamentos e outros documentos administrativos.

O regresso a casa era feito a pé com outros colegas, sempre um momento de grande convívio. Passávamos pela fonte de Ferro, furado (onde apupávamos sempre para ouvir Eco), ponte, ladeira do cantinho e subia em direção aos Lamaceiros, passando pela casa dos avós até chegar a casa.

Foi também preciso estabelecer uma dinâmica entre os vários grupos profissionais e os alunos, para a prossecução dos objetivos comuns. Todo este trabalho foi possível graças ao espírito de entreajuda e sentido de missão, que se vivia na Escola.

Testemunhei, com entusiasmo, a evolução que a Escola originou no meio onde se insere. Foi, e continua a ser, um veículo de desenvolvimento social, cultural, económico e uma oportunidade para o prosseguimento de estudos.

Foi especialmente gratificante para mim o papel desenvolvido como diretora de turma, sobretudo no que diz respeito à maior proximidade com os alunos e as respetivas famílias. Nesta função, experienciei como a Escola contribuiu para a formação das famílias, proporcionando-lhes ferramentas que facilitaram o apoio a dar aos jovens, bem como a sua motivação à aprendizagem.

Não posso deixar de mencionar o ambiente que se vivia entre os colegas.

Os momentos passados, na sala de professores, as reuniões e os convívios serão sempre por mim recordados como momentos de partilha, alegria e carinho.

Sinto que foi um privilégio estar na génese da Escola em Santana, porque me permitiu conhecer jovens com sonhos, só possíveis de serem concretizados, pela presença desta instituição no seu meio.

Foi particularmente satisfatório fazer parte do percurso escolar de alunos que, pela consciência da importância da escola, nas suas vidas, souberam trazer para a sala de aula o respeito, a curiosidade e a sede de conhecimentos.

Neste aniversário só posso felicitar a Escola por ser um membro ativo da comunidade, pelos resultados obtidos e projetos que desenvolve. Desejo que continue a dar resposta aos desafios futuros e que continue a contribuir para o desenvolvimento do Concelho de Santana.