De 21 de abril a 7 de maio de 2023, decorreu em Portugal a 1.ª edição do Festival das Reservas da Biosfera, cujo principal objetivo é o reforço do conhecimento público sobre as reservas, a cooperação entre as mesmas e os seus atores locais. A nossa escola, no âmbito das comemorações dos 40 anos, organizou diversas atividades, sob coordenação da professora Ângela Morais, que integraram o programa deste Festival, o qual teve o seu ponto alto de 21 a 24 de abril na Reserva da Biosfera de Santana.
No dia 21 de abril, aconteceu o Seminário intitulado “Reservas da Biosfera, desafios e potencialidades”, organizado pela Câmara Municipal de Santana, onde a professora Ângela Morais, umas das preletoras convidadas, apresentou uma comunicação sobre “Ciência, Educação e Sustentabilidade na Reserva da Biosfera de Santana”. No dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, teve lugar no Parque Florestal das Queimadas, a atividade "Sentir a Natureza", destinada a toda a comunidade educativa e população em geral. Os participantes puderam experimentar Biodanza, Landart e Body Balance, a qual foi orientada pelos formadores Hélder Salvador, Fabiana, Graça Almada e Luís Semblano. Vários docentes, auxiliares, ex-alunos da nossa escola, entre outros, participaram na iniciativa e desfrutaram de momentos magníficos e inesquecíveis, em verdadeira conexão com a natureza, num local mágico da Reserva da Biosfera de Santana, degustando, no final iguarias partilhadas ao som da Banda de Rock da Escola, sob orientação do professor Duarte Ferreira.
Ainda no dia 22 de abril, a SPEA organizou o 1.º BioBlitz da RAM, um evento pedagógico e científico, cujo objetivo foi encontrar e identificar o maior número de espécies, de fauna e flora, num curto período e numa área delimitada, sob orientação de um conjunto de especialistas, tendo colaborado nesta atividade algumas professoras da nossa escola, discentes e ex-alunos, numa oportunidade única de conhecer a biodiversidade da Madeira.
A 24 de abril, os alunos do Clube Eco-paper apresentaram os projetos desenvolvidos pelo clube, desde 2017 até à atualidade, para os discentes do 3.º e 4.º anos das Escolas Básicas de S. Roque do Faial, Faial e S. Jorge. Em todos estes projetos, partindo-se da realidade local, foram apresentadas as soluções ecológicas criadas para a minimização das alterações climáticas e o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável, nomeadamente produção de papel, reutilizando-se o pseudocaule/talo de bananeira e bagaço da cana-de-açúcar, a produção de microalgas, para a biofertilização dos solos, e a produção de biofiltros, para a retenção de microplásticos de águas contaminadas. Todos os alunos do 1.º ciclo mostraram elevado interesse na apresentação de todos os projetos e no final puderam construir uma embalagem alusiva à casinha de Santana, com o "biogeo papel" produzido no clube, levada como recordação e compromisso de se tornarem mais sensíveis às questões ambientais.


No dia 29 de abril, ainda no âmbito desta 1.ª edição do Festival das Reservas da Biosfera, decorreu um roteiro geoturístico, aberto ao público em geral, orientado pelo docente Francisco Vasconcelos, com paragens na Achada do Teixeira, onde se compreendeu a formação geológica da ilha da Madeira e os principais tipos de geopaisagens; no Ribeiro Frio, com a observação de algumas espécies endémicas da floresta Laurissilva, ao longo da levada dos Balcões, bem como a geologia envolvente e a visita ao Museu da Vinha e do Vinho, orientada pela Professora Fátima Camacho, após uma degustação da gastronomia local no Restaurante "O Colmo". Esta atividade promoveu um turismo mais científico, muito enriquecedor, permitindo um conhecimento mais profundo do património natural e cultural da Reserva da Biosfera de Santana.
Ao longo do festival, estiveram ainda patentes na Casa da Cultura de Santana 2 exposições cedidas pela nossa Escola “LixArte Marinhos” e “40 anos de Ciência”, bem como um painel produzido com materiais têxteis reutilizados, alusivo à primavera, elaborado pela docente Dalila Cunha. Na Casinha de Colmo da nossa escola, também esteve em exibição uma exposição de trabalhos dos alunos do 9.º ano orientados pela mesma docente, produzidos a partir da reutilização de materiais diversos, integrados com o “biogeo papel” produzido no Clube Eco-paper da nossa escola.
Professora Ângela Morais