Esta homenagem resultou da proposta do Conselho da Comunidade que, em maio de 2022, apresentou ao Conselho Executivo a vontade de ver o nome do Padre Isidro Rodrigues, Presidente da Comissão Instaladora e do Conselho Diretivo entre 1982 e 1995, ser atribuído a um arruamento da cidade de Santana. Feitos os devidos procedimentos, não foi viável, concretizar a sugestão da Escola, durante o período das comemorações que assinalaram os 40 anos do início da atividade. Contudo, reconhecendo o importante papel do Padre Isidro, pelas funções que desempenhou, a escola decidiu dedicar o seu nome à sala de sessões, no 4º pavilhão, que passou a designar-se “Auditório Padre Isidro Rodrigues”.
A Placa foi idealizada pela Professora Graça Sousa. É também da sua autoria o retrato que está patente no interior deste Auditório, desde o ano letivo 2016-2017.
A sessão teve lugar no dia 7 de dezembro de 2023, a partir das 15h, com um caráter predominantemente intimista. Teve como destinatários os representantes da Comunidade Educativa, alunos, encarregados de educação, professores, funcionários e demais entidades que integram o Conselho da Comunidade. A convite da escola, esteve presente a sobrinha do Padre Isidro Rodrigues, em representação da família.
Esta atividade foi marcada por quatro momentos principais.
O primeiro, apresentado pelo professor Nuno Costa, aconteceu, no hall de entrada da sala, com um momento musical pelo aluno Hélio Antunes, aluno da turma 1 do 8º ano, que executou, ao piano, o Estudo n° 8 de Sebastian Bach, seguido do enquadramento da sessão feito pela Professora Inês Andrade, Presidente do Conselho Executivo, culminando com o descerrar da placa identificativa da sala, pela sobrinha do Padre Isidro e uma aluna do 5º ano.
O segundo momento, apresentado pela professora Márcia Dória, realizou-se no Auditório, e teve o foco no “lugar da memória”, com dois testemunhos: a senhora Lúcia Mendonça, Chefe de Departamento dos Serviços Administrativos, que exerce funções na escola há 41 anos e que acompanhou todo o processo de preparação, abertura e funcionamento, até aos nossos dias, reportou-se aos primeiros anos de atividade, aos desafios, às conquistas e às agruras que acompanham qualquer caminho. O professor Antonino Silva, partilhou as memórias da sua convivência com o iniciador do projeto da Escola Preparatória que, hoje, é a nossa escola. Docente da Escola desde 1984, conheceu e trabalhou de perto com o Padre Isidro, de quem foi colega de direção. Este foi um momento de enaltecimento das suas qualidades, onde a exigência imperava, mas também de alguma jocosidade, sendo salientadas situações de comicidade e boa disposição que preenchiam o modo de ser e atuar do líder. Esta partilha contagiou a plateia que adicionou várias achegas, com vivências comuns a muitos participantes. A sua figura imponente e o tom de voz agreste causavam receio nos alunos mais pequenos, sobretudo na hora da refeição, cujo mote “comer tudo o que vinha no prato” não tinha exceção. Porém, o discernimento prático que lhe era caraterístico e o seu riso contagiante facilitava a sua relação com todos os elementos da comunidade educativa.
O terceiro, apresentado pelos professores Elisabete Ascensão e Marco Sousa, foi marcado pela visita a alguns momentos da nossa história, como comunidade educativa, com a Exposição Virtual: “40 anos de aprendizagens” que contou com várias contribuições para a sua consecução. Assim, deixamos enumerado as colaborações referentes a este trabalho:
- Na pesquisa de fotos e de documentos autênticos estiveram as Professoras Elisabete Ascensão, Márcia Dória e Fátima Camacho;
- Na digitalização de algumas fotos e documentos, os funcionários José Luís e Isabel Reynolds;
- Na conceção da estrutura geral e organização, a prof.a Graça Sousa;
- Na elaboração das memórias descritivas e legendas, o prof. Nuno Costa;
- Na gravação dos textos, os profs. Duarte Ferreira (técnico de som) e Nuno Costa (voz);
- Na seleção da música de fundo, prof. Duarte Ferreira;
- No tratamento das fotografias, o prof. Marco Sousa e alunos do Curso Profissional Multimédia;
- Na realização e montagem da exposição, o prof. Marco Sousa;
- Salientamos, ainda, a disponibilização de fotografias e documentos que foram um valioso contributo para este trabalho, especialmente por parte do prof. Dionísio Caires, dos professores dinamizadores de atividades lúdico-culturais e formativas, de antigos alunos e professores e do Arquivo Regional da Madeira.
O vídeo apresentado aqueceu a todos com a palavra sábia e adequadamente poética do professor Nuno Costa, autor e voz das memórias descritivas e a imensa perícia do professor Marco Sousa que, com os alunos do curso Multimédia, trabalhou as fotografias, as enquadrou, resultando neste magnífico vídeo, que ficará como testemunho desta comemoração.
No quarto momento, apresentado pelos professores Fabiana Matos e Victor Vieira, abrimos a revista “40 anos da Escola BS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral”. A exemplo do que sucedeu com a Exposição, este trabalho resulta do contributo de muitas mãos que anuíram traduzir, em texto, a sua pesquisa, o seu trabalho, o seu pensamento, as suas vivências e o seu testemunho. A equipa coordenadora foi constituída pelos professores: Vítor Teixeira, Guida Clarisse, Victor Vieira, Fabiana Matos e Fátima Camacho. Este trabalho passou por 5 fases: a primeira, de estruturação do documento – toda a equipa; a segunda, de contacto e convite aos colaboradores- professores Fátima Camacho e Victor Vieira; a terceira de revisão dos textos entregues – Professores Guida Clarisse e Vítor Teixeira; a quarta, de tratamento gráfico e modo de apresentação- Professora Fabiana Matos; a quinta de revisão final – toda a equipa. A revista tem uma primeira parte onde estão textos inéditos e um revisitado, distribuídos por quatro capítulos e uma segunda parte que identifica e inclui o acesso ao separador “40 anos”, na página Web da Escola, onde estão os testemunhos, os principais acontecimentos, com as respetivas galerias, produzidos ao longo das comemorações. Este separador foi concebido e gerido pelo professor Pedro Mendonça. A revista encerra com um apontamento dedicado ao hino da escola, como fator de identidade.
Os primeiros capítulos apresentam as mensagens da presidente da escola, do presidente do Conselho da Comunidade e do Sr. Secretário Regional da Educação Ciência e Tecnologia. Segue-se o 3º capítulo, “Linhas do Tempo”, constituído por seis artigos que refletem os 40 anos de atividade da escola: o primeiro, dá-nos a retrospetiva histórica destes 40 anos – Professora Elisabete Ascensão e Professor Nuno Costa; o segundo, reúne os dados estatísticos dessa mesma retrospetiva – Professora Lígia Rosa; o terceiro, apresenta o iniciador deste projeto, que hoje homenageamos – Professor Dionísio Caires; o quarto, relata os desafios dos primeiros anos – D. Lúcia Mendonça; o quinto, assinala o papel da escola e a sua importância na formação e evolução de mentalidades – é um texto revisitado do saudoso Professor Padre António Ramos; o sexto, ressalta a importância que os projetos europeus/Erasmus têm assumido, ao longo dos anos, como despertadores de consciência e promotores de conhecimento, respeito e solidariedade para com todas as culturas – Professor Bernardino Ornelas.
No capítulo 4, Conquistas e desafios, situamo-nos na atualidade e nos vários organismos que fazem acontecer a escola: os Coordenadores de Departamento, os Coordenadores das OMF, da Equipa Multidisciplinar e da Formação, o serviço de Psicologia e Educação Especial, a Associação de Pais e de Estudantes.
Na segunda parte da revista está o enquadramento de alguns itens alojados no separador dos 40 anos, da página da escola, produzidos ao longo das comemorações. Através de link podemos aceder aos testemunhos, entrevistas, atividades e galerias respetivas.
O último capítulo é dedicado ao Hino da Escola. Após um pequeno historial, podemos visualizar o hino da escola cantado pelos alunos do 5º e 6º anos no aniversário de 2015, a letra completa, a melodia e cifra do Hino, clicando nos links indicados.
No encerramento da sessão, usou da palavra a presidente do Conselho Executivo, professora Inês Andrade, o presidente do Conselho da Comunidade, professor João Gabriel Caldeira e a Vereadora da Câmara Municipal de Santana, Dra. Élia Gouveia. Os três intervenientes parabenizaram a escola por esta comemoração e, particularmente, todos os professores que colaboraram na consecução desta atividade.
A esta sessão seguiu-se um pequeno convívio no Bar dos Alunos.
Professora Fátima Camacho