Carregando...

Sérgio Andrade

image

Memórias da minha escola

Antes da abertura da escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, vulgo, liceu de Santana, existia a telescola, em que parte das aulas consistiam na visualização de cassetes de vídeo que era depois complementada pela explicação dos professores. Os colegas eram todos da freguesia de Santana, porque as outras freguesias também tinham a sua telescola, e havia apenas duas turmas: a de 5º e a de 6º ano. O meu 5º ano foi feito nesse modelo de escola.

Assim, o 6º ano foi já na escola nova, que, à época, lecionava somente os dois anos que compõem o 2º ciclo. Ainda guardo a imagem do meu primeiro dia de aulas, em especial, a estranheza de ver tantos alunos numa escola. Se atendermos à situação atual, em que o 6º ano tem três turmas, então, existiam oito turmas, e a minha, o 2º 8, tinha mais de 20 alunos.

Outra situação a que não estava habituado, era a da existência de um professor por cada disciplina, em contraste com a telescola em que só me recordo de haver um para a área das letras e outro para a área das ciências.

A escola só tinha três pavilhões, sendo que o pavilhão desportivo começou somente a ser construído quando já andava no 9º ano, que era o máximo que se podia frequentar à data, pois não era ainda lecionado o ensino secundário. As aulas de educação física decorriam no campo que ainda hoje existe, embora com um piso constituído por uma brita bem fina, que oferecia uma esfoliação gratuita em caso de queda.

Recordo também com saudade a cantina e de como tão bem lá se comia, certamente, uma imagem diferente daquela da generalidade dos atuais alunos.

O presidente da escola era o saudoso padre Isidro, que era uma verdadeira instituição e que emanava a sua autoridade por cada esquina do espaço escolar, em que uma chamada ao seu gabinete era de todo um episódio a evitar.

Finalmente, tive a oportunidade e o gosto de ter voltado à minha escola passados 15 anos, agora, como professor, sendo um dos muitos ex-alunos que vivenciaram essa experiência.

Parabéns àquela que será sempre a minha escola e que muito me marcou!

Súmula Curricular

  • Profissão: Funcionário Público - Técnico Superior – Sociologia
  • Local de trabalho atual: Câmara Municipal de Santana – Serviço de Intervenção Social
  • Anos em que frequentou a escola:1982 a 1985 – do 6º ao 9º ano