
Testemunho
Frequentei esta escola desde o 5.º até ao 9.º ano (ainda não lecionavam o 12º ano). Tratava-se de uma escola organizada, onde todos se conheciam e eram aceites, onde se respeitavam as diferenças e valorizávamos as qualidades e as pequenas grandes coisas.
Existia um enquadramento académico reforçado pelo facto de existir tempo para se explicar as matérias escolares, praticar desporto (o desporto escolar era um acontecimento importante!) e formar laços, entre toda a comunidade escolar.
Não posso deixar de referir os valores humanos adquiridos, métodos de estudo, espírito critico e de organização enraizados, numa escola rural, mas diversa e plural já naquela época, que depois se vieram a refletir nas minhas opções académicas e profissionais.
Falar, pois, da Escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral é falar de um tempo feliz, que guardo. É ter a consciência de que é possível, num espaço escolar, encontrar forma de existir aprendizagem, desporto, amigos e divertimento, mas também as bases da capacidade de organização, disciplina e o desenvolvimento de autoconfiança para um futuro.