Carregando...

Otávio Carmo

image

Uma vida entre duas margens

Octávio Carmo, natural de São Roque do Faial, nasceu a 11 de maio de 1976. Jornalista da Agência ECCLESIA, licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e pós-graduação em património religioso, pela mesma instituição. É um dos responsáveis pelo projeto 'Memórias SRF' que, em 2022, lançou a obra ‘O Regresso dos que nunca partiram: Memórias e histórias da emigração de São Roque do Faial’.

Escrevo regularmente sobre a experiência de ter crescido como português na Venezuela e ter regressado como “venezuelano” à Madeira. O impacto de uma mudança radical, aos 11 anos de idade, encontrou um porto de abrigo na construção de novas referências, numa escola com o nome do bispo nascido na minha terra natal. Aprender uma língua, decifrar um mundo novo, mais feito de montanha do que de mar, brincar com a estranheza que a minha natural diferença provocava e conseguir que tudo ganhasse o seu lugar, lentamente, foi um grande tesouro que os dois primeiros anos de Escola na Madeira me ofereceram para toda a vida e que carrego sempre comigo – bom, menos a alcunha de “Paixão”, por causa da mala executiva que substituía a habitual mochila, por estes lados, herdada de uma novela brasileira.

A vida continua a ser feita entre duas margens, há mais de 30 anos, entre a ilha e a península, mas é sempre com orgulho que acompanho o crescimento e a afirmação da “minha” escola, como referência de ensino público de qualidade no Norte, esse espaço sagrado, com um peso humano e natural bem maior do que o seu número de eleitores ou alunos.

Espero que, no futuro próximo, estudar em Santana seja a possibilidade de permanecer no Concelho, de aprofundar as possibilidades que a natureza abre no campo do desenvolvimento e as tradições que nos distinguem de outros quaisquer destinos.

Desejo que esta celebração ajude a comunidade académica e os responsáveis políticos a assumir compromissos neste sentido, sobretudo na compreensão do que significa “ser” nestas e destas ilhas, em pleno século XXI, com toda herança que carregamos.

Muitos parabéns e muito obrigado, por tudo o que a Escola B + S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral tem dado e por tudo o que ainda vai oferecer, ao Concelho de Santana e à Região.