Carregando...

Nelson Jardim

image

Testemunho

Falar da nossa escola, não é fácil. Como expressar emoções e o sentimento de gratidão num simples texto?

Quando me foi proposto este desafio, ao relembrar a escola, é engraçado que a primeira memória não foi sobre o espaço físico, mas sobre as pessoas, professores, funcionários, alunos e as relações humanas que ali vivi. Como bem sintetiza Rubem Alves (1933-2014), “Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas, porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno.”

Estudei desde o 5º ao 12º ano (pertenci a uma das turmas que “abriram” o ensino secundário na escola). Foram 8 anos. Uma “vida”, portanto. Por isso, sempre que tenho a sorte de encontrar um colega, um funcionário ou um professor daquela altura, revivo outra vez sensações únicas da minha infância, adolescência e de jovem adulto. Dessas sensações, destaco o ambiente de segurança, a amizade e o sonho.

O ambiente de segurança proporcionado pelos professores e funcionários, facilitou as aprendizagens e a possibilidade de viver a escola de uma forma livre, alegre e com respeito por todos.

A amizade que desenvolvemos entre toda a comunidade educativa, nestes oito anos, é o bem mais precioso e a memória mais bem guardada no coração.

O sonho, esse, tinha a ver com o desporto e com o futebol. Levou-me do recreio da escola, dos jogos com os amigos (por muito curto que fosse o intervalo, havia sempre jogo), a grandes estádios do futebol mundial e deu-me o privilégio de trabalhar com alguns dos melhores jogadores do mundo. Não há, de facto, impossíveis.

Muitas foram as experiências vividas na escola, no entanto, de entre todas, a que merece principal destaque foi a representação da escola no parlamento europeu. Foi a primeira vez que se conseguiu “apurar” um grupo de alunos da nossa escola. Foi, naturalmente, um motivo de orgulho e, para mim, a primeira janela que se abriu para o mundo, que até então estava circunscrito a Santana.

Por último, uma palavra de agradecimento a todos os professores, colegas e funcionários que fizeram parte do meu percurso na escola. Recordo-os com muito carinho e estima.

Súmula Curricular

Académica

  • (1997 - 2002) - Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física (Alto Rendimento / Futebol) - Universidade do Porto.
  • (2014-2016) - Curso UEFA A, treinadores de Futebol (Welsh Football Association, País de Gales).

Profissional

Enquanto Treinador de Futebol:

  • (2022 - presente) - Treinador principal Marítimo B;
  • (2020 - 2021) - Treinador Adjunto Birmingham City FC (English Championship);
  • (2015 - 2019) - Treinador Adjunto Swansea City AFC (Premier League / Championship);
  • (2013 - 2015) - Treinador da Academia do Swansea City AFC;
  • (2010 - 2011) - Treinador Adjunto do Nacional da Madeira (primeira liga);
  • (2009 - 2010) - Treinador Adjunto do Leicester City (English Championship);
  • (2008 - 2009) - Treinador adjunto do Swansea City AFC (Championship);
  • (2007 - 2008) - Treinador Principal (Juvenis do Nacional da Madeira);
  • (2006 - 2007) - Treinador Adjunto do Marítimo B / Principal dos Juvenis Marítimo;
  • (2005 - 2006) - Treinador Principal dos Juvenis Marítimo;
  • (2002 - 2005) - União Desportiva de Santana (Jun. e Sen.)/ SC Santacruzense (Inic) / CF Caniçal (Sen)

Enquanto Professor:

  • (2002 - 2007) - Coordenador de Modalidade Gabinete Coordenador do Desporto Escolar (Secretaria Regional de Educação);
  • (2011 - 2012) - Professor de Educação Física / Escola B+S do Carmo;
  • (2012 - 2013) - Professor de Educação Física / Escola B+S Santa Cruz;
  • (2021 - 2022) - Professor de Educação Física / Escola B+S Machico.