Carregando...

Nélia Trindade

image

Testemunho

“Uma luz ao fundo do túnel”

Depois de dois anos de interrupção no meu percurso académico, que me pareceram uma vida, saber em 1983 que a escola Preparatória de Santana iria lecionar, pela primeira vez, o 7º ano de escolaridade e que eu era uma das felizes contempladas a integrar a primeira turma deste nível, para mim foi uma grande oportunidade, posso mesmo afirmar que finalmente vi uma “luz ao fundo do túnel”.

Faz precisamente 40 anos, que “contra ventos e marés”, com muita dedicação e entusiasmo, dei continuidade ao meu percurso académico e completei nesta escola o 3º cliclo. Foram três anos de imensa felicidade, onde todos os momentos foram vividos intensamente, com muito estudo, sim!

Senti dificuldades no início: o ter de voltar à Escola e readquirir hábitos de estudo não representou uma tarefa fácil, mas a minha motivação e dedicação foram mais fortes. Eu sabia que era este o caminho certo para o meu futuro.

Tive professores extraordinários que me marcaram, essencialmente pela preocupação e dedicação aos alunos, mas também pelos valores que nos transmitiram. Os assistentes operacionais, (na altura denominados contínuos), sempre simpáticos, atentos e zelosos pela nossa segurança e conforto.

Paralelamente à dedicação ao estudo, esteve sempre também a minha necessidade em fazer amizades e divertir-me. Adorava jogar ténis de mesa, corria em todos os intervalos para conseguir ser dos primeiros a jogar.

Paralelamente à dedicação ao estudo, esteve sempre também a minha necessidade em fazer amizades e divertir-me. Adorava jogar ténis de mesa, corria em todos os intervalos para conseguir ser dos primeiros a jogar.

Quero expressar o meu enorme orgulho e gratidão por ter feito parte da comunidade educativa da atual Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, que reforçou a importância de prosseguir os estudos, fazendo parte integrante da minha vida, ajudou-me a definir o futuro e a “procurar ser alguém”.


Bem hajam a todos

Súmula Curricular

Em 1986, já com 18 anos de idade, foi para Lisboa onde deu continuidade ao ensino secundário em modalidade noturna, na Escola Secundária de Odivelas, em simultâneo com atividade laboral. Sem nunca esquecer a Madeira, mais precisamente a Ribeira Funda, no Concelho de Santana, onde visita a família várias vezes por ano.

Em 1990 ingressou na Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Artur Ravara. Em 2000 realizou a especialidade na Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende e em 2014 completou o Mestrado na área de Reabilitação em Enfermagem, na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Iniciou a vida profissional em 1993 no hospital Stº António dos Capuchos, colaborou de 1997 a 2006 na implementação e gestão operacional da primeira equipa domiciliária de cuidados paliativos do país; Equipa de Cuidados Continuados e Paliativos do Centro de Saúde de Odivelas.

Desde 2006, integra a direção de enfermagem do Hospital da Luz Lisboa, como ccordenadora da Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos, primeira instituição privada no país com uma unidade de cuidados Paliativos, integrados num hospital de agudos. Desde 2020 coordena o Departamento de Internamento de Adultos deste mesmo hospital, composto por cinco serviços de internamento.

No âmbito da formação, colaborou em várias Escolas Superiores de Enfermagem na formação pré e pós graduada com as temáticas de Cuidados Continuados e Paliativos; apresentou diversas comunicações orais, pósteres e outros (mais de 100) em congressos, nacionais e internacionais, cursos e jornadas.

Organiza desde 2008 diversos congressos e cursos na área de Cuidados Paliativos em colaboração com a equipa de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz Lisboa.

Membro da Comissão Nacional para o Desenvolvimento dos Serviços de Saúde às Pessoas Idosas e Pessoas com Dependência, criada por resolução do Conselho de Ministros de 7 de Abril de 2005.

Membro da Comissão Organizadora do congresso nacional de cuidados Paliativos (2003, 2006, 2010, 2012, 2014), da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).

Membro dos corpos gerentes da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, de 2013 a 2017.

Coautora do artigo: Family meetings as a means of support for patients, publicado no European journal of palliative care, 2007; 14(3) e do artigo: Organização de serviços em cuidados paliativos: uma experiência comunitária, na Revista da APCP de Abril de 2014.

Coautora no livro Reabilitação em Cuidados Paliativos publicado em 2014, da autoria de Ana Patrícia Costa e Marília Othero, pela Lusociência, com os capítulos: História e enquadramento da enfermagem de reabilitação em cuidados paliativos e Reabilitar em enfermagem: A experiência numa unidade de cuidados paliativos.

Em suma, faz parte da história dos Cuidados Paliativos em Portugal e a Escola preparatória de Santana, agora, Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral faz parte integrante na sua história.