
Testemunho
Falar da Escola B+ S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral é relatar uma das mais significativas experiências da minha vida. Vida agreste, de uma dureza normalizada, a escola era para nós um refúgio que se dissipava e ofuscava à medida que o dia terminava.
De volta a casa e ao trabalho “voluntário”, que nos oprimia, mas que entendíamos como necessário, não permitia viver na plenitude o ser criança. Local de todas as experiências, ali aprendia-se a ser homens e mulheres, já que em casa e sobre todos os assuntos imperavam o silêncio motivado pelo desconhecimento e pelo constrangimento de os abordar. Outros tempos. Aprendizagem pela descoberta e pelo empirismo das ações, num contexto onde a mesma se fazia ao sabor de um esforço demasiado para crianças e pré-adolescentes que se suportavam uns nos outros. Em casa vivia-se desconectado da escola.
Há experiências, ali vivenciadas, que se tornaram marcantes, desde logo, a oportunidade de conviver e a ilusão de, através da mesma, podermos dar asas a sonhos e realizações que, à partida, se demonstravam longínquas ou inalcançáveis.