Carregando...

Dinis Mendonça

image

Uma viagem cheia de memórias à Escola de Santana

Fazer uma viagem é sempre motivo de alegria… Fazer uma viagem de 40 anos no tempo é também motivo para muitos sorrisos… voltar aos primeiros dias de aulas na nova Escola Preparatória de Santana (assim se chamava ela quando foi inaugurada), uma escola por estrear, novos colegas, novos professores, novas disciplinas, novas aventuras, novas amizades, algumas para a vida … muitas memórias que se perdem no tempo…

Muitas figuras povoam a minha memória, cheia de gratas recordações, das festas de final de período, no palco da cantina da escola, da participação nas atividades, nas primeiras visitas de estudo, que me ajudaram a descobrir a Madeira e a começar a alargar horizontes.

E num ápice cinco anos se passaram. 1987 seria o ano de deixar a Escola de Santana e procurar novos rumos, em direção ao ensino secundário e com novos sonhos por realizar…

Haveria de regressar à escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, passados dez anos. Em 1997, voltei já formado em Línguas e Literaturas Modernas, na qualidade de professor de português. E não foi sem alguma emoção que se regressa a um lugar onde se foi feliz. A escola que me recebeu ainda criança e havia de me ver regressar num novo papel.

Ao longo de doze anos, como professor na então Escola já secundária, iria desempenhar funções que seguramente nunca me tinham passado pela cabeça, pois passado um ano apenas foi convidado para fazer parte do Conselho Diretivo da escola, pela professora Inês Andrade, e função que me permitiu perceber o verdadeiro funcionamento de uma escola em todas as suas dimensões e ganhar um conjunto de aprendizagens que me enriqueceram imenso e que me seriam muitos úteis em todo o meu futuro profissional.

Desse tempo, guardo também gratas recordações de experiências marcantes, como a ida à Expo98, com mais de sete dezenas de alunos, o acompanhamento de um grupo de finalistas ao Algarve e das primeiras viagens à Europa no âmbito do projeto europeu Comenius.

Por todos os anos que passei na Escola de Santana, por todas as pessoas que me cruzei e se cruzaram comigo e pelas experiências que aí vivi, naturalmente esta escola continua a ter um lugar especial no meu coração. Que continue a sua nobre missão, de marcar a vida de todos que por lá passam!

Muitos parabéns à Escola de Santana!

Súmula Curricular

Dinis Silva Mendonça, licenciado em Línguas e Literaturas modernas, variante de estudos portugueses, atualmente com trinta anos de carreira como professor de Português do ensino básico e secundário, tendo exercido diversas funções ao nível de órgãos de gestão de estabelecimentos de ensino e na gestão de projetos de parcerias europeias entre escolas.