Carregando...

Catarina Jesus

image

Testemunho

O meu nome é Catarina Jesus, sou Juíza de Direito e frequentei a Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral desde o ano letivo 2000/2001 até o ano de 2007/2008.

Foi com grande entusiamo e honra que aceitei o convite que me foi apresentado para fazer parte das comemorações do 40.º aniversário desta Grande Escola.

Desde cedo que mantenho uma relação muito próxima com a Escola, desde logo, por uma das funcionárias da escola ser minha mãe.

Na verdade, ainda não frequentava a mesma e fui a menina que tirou a bandeirinha da placa aquando da inauguração o 4.º pavilhão, local onde a minha mãe passou a trabalhar e onde se encontra presentemente a exercer as suas funções, com muito carinho e dedicação a todos os alunos e professores.

A minha passagem pela escola foi muito positiva, em grande parte graças à educação e formação de excelência com que fui presenteada ao longo dos anos, quer por parte de professores como de funcionários.

Passados cerca de 14 anos desde que saí da Escola não consigo recordar-me de um momento menos positivo que tenha vivenciado no âmbito escolar.

Na verdade, a escola sempre me deu todas as oportunidades e ferramentas para me poder desenvolver não só como pessoa como também, e sobretudo, em termos da minha formação profissional, tendo sido na Escola que tive o primeiro contacto com a área de Direito, área na qual trabalho e em que tive o privilégio de ser uma das primeiras alunas dessa disciplina, que surgiu, pela primeira vez, na Escola.

Para além disso, a Escola também me permitiu frequentar diversas atividades extracurriculares que contribuíram para a minha integração no meio escolar, para a minha socialização e sobretudo que me ensinaram que é possível termos tempo para fazer de tudo, sem prejudicar os nossos objetivos futuros e perdermos o nosso foco, atividades essas que foram essenciais na melhoria das minhas competências.

Com efeito, fiz parte do grupo de dança 100 % Jovem desde o meu 8.º ano até ao 12.º ano, o qual permitiu que integrasse diversos projetos e participasse em inúmeros eventos como idas à RTP, participação nos programas «Música Eb», «Festa de Verão», no esplêndido Teatro Baltazar Dias, participação em várias escolas madeirenses e atuando por causas nobres e solidárias e em festas populares e privadas.

Para além disso, também fiz parte da Rádio Escola, da Associação de Estudantes e tive oportunidade de participar no projeto EUROESCOLA, Parlamento Europeus dos Jovens, tendo viajado até Paris e Estrasburgo, visitando o Parlamento Europeu.

Também tive o gosto de ter sido responsável pelo discurso de inauguração da piscina, polo essencial na área do desporto que permitiu dar uma nova dimensão à disciplina de Educação Física, tendo contribuído para que muitos alunos aprendessem a nadar.

Felicito todos os professores, funcionários e colegas pois, sem vós, a nossa Escola não seria uma Grande Escola, estando muito bem classificada em termos regionais e nacionais, merecedora de todos os prémios e vitórias com que tem sido agraciada e deixo votos de muito sucesso futuro, na esperança que mantenham o excelente trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos.

Por fim, dedico um agradecimento particular a todos os professores, funcionários e colegas que acompanharam o meu percurso escolar e que contribuíram para a minha formação como profissional e cidadã.

Muitos parabéns!

Até sempre!

Súmula Curricular

Todas estas experiências contribuíram para que, em setembro de 2008, entrasse para o Curso de Direito, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Concluída a minha licenciatura, frequentei o Mestrado em Direito Administrativo na Universidade Católica Portuguesa-Escola do Porto, em simultâneo com o estágio na Ordem dos Advogados, que me permitiu ser advogada até ao ano de 2017. Nesse ano concorri para o Centro de Estudos Judiciários, tendo entrado para o Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Judiciais, tendo concluído, em 2020, a minha formação como Juíza de Direito, profissão que exerço atualmente, na área criminal.