Carregando...

António Trindade

image

Escola «Marca de Gerações»

A Escola Secundária B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral foi, sem dúvida, marcante para a minha formação. Digo-o com orgulho, pois foi ali que trilhei o percurso escolar entre o 8.º ano e o 12.º ano.

Ao olhar para trás e para o tempo passado, recordo-me de tantos e tão marcantes momentos. Recordo os professores, todos e cada um deles, a quem ouso chamar de «mestres em missão», que exerciam a sua atividade com paixão e valores e recordo, sobretudo, o apoio e conselhos que me foram sendo transmitidos, e que sempre procurei colocar em prática, em virtude de estarem recheados de sapiência e terem sido absolutamente determinantes para o meu percurso.

Lembro os alunos, aguerridos, humildes, focados em objetivos e, acima de tudo, os amigos. Foram pilares na interajuda, na cumplicidade, entusiasmantes e entusiasmados nas causas que defendiam.

Recordo todos os funcionários que desempenhavam um papel importante no meio escolar, pois eram eles que faziam a ligação entre a sala de aulas, os intervalos e a nossa casa. Foi na escola que despertei o gosto pela "coisa pública", onde aprendi a noção do superior interesse comum e o gosto em fazer acontecer, ajudar o próximo e a aplicar dinâmicas socioculturais.

Foi uma grande honra ter tido a oportunidade de representar os alunos como Presidente da Associação de Estudantes, e nunca esquecerei a festa de final de ano, no recém-inaugurado 4.º pavilhão, com a banda convidada “Amigos da Música”, que literalmente fizeram "levantar poeira" naquele momento marcante, e de tantos outros momentos que guardo num bonito recanto das minhas memórias.

Hoje, acompanho com orgulho uma Escola de Excelência, em meio rural, que tanto contribui para formar grandes Homens e Mulheres e distintos profissionais nos mais diversos ramos de atividade.

Hoje, acompanho com muito entusiasmo as performances dos alunos da Escola que se distinguem nos rankings, em concursos nacionais e internacionais, e que são o exímio exemplo de que não é a proveniência que condiciona o percurso, nem impede de alcançar níveis de sucesso, iguais ou melhores de outros tantos alunos, de grandes centros urbanos.

A Escola de Santana foi uma escola Mãe, foi lá que defini a minha Vocação, é lá que hoje tantos outros jovens dão o primeiro passo para a vida ativa. Hoje alunos, amanhã servidores de uma sociedade que se quer em progresso, justa e solidária, e estou certo de que todos, sem exceção, nestes 40 anos de existência, levam consigo o ADN de uma “Escola Família” e de uma instituição que evidencia a bravura de todos os Santanenses, que acreditam que o esforço recompensa, que o mérito está no comando e que é possível aspirar sempre mais e melhor.

Passados 40 anos, a Escola de Santana continua a fazer escola, dentro e fora dela.

Súmula Curricular

  • Licenciado em Ciência Política, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas-UTL, com especialização em Gestão e Administração Pública;
  • Estágio curricular na Assembleia da República;
  • Coordenador de projetos na Associação Santana Cidade Solidária;
  • Durante 14 anos foi Presidente da Direção e desde 2017 Presidente da Assembleia geral da Casa do Povo da Ilha;
  • Funcionário Público;
  • Adjunto do Gabinete do Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais;
  • Diretor do Parque Temático da Madeira;
  • Presidente do Rotary Club Machico Santa Cruz;
  • Desde 2017, técnico especialista do Gabinete do Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural exercendo a função de Diretor da Escola Agrícola da Madeira.