Carregando...

Ana Duarte

image

Testemunho

A Escola de Santana, assim era chamada orgulhosamente pelas pessoas, permitiu novas oportunidades, a concretização dos sonhos e o sucesso de muitos jovens do nosso concelho. Possibilitou o acesso de todos à educação e à formação, diminuindo as desigualdades sociais até então existentes neste concelho da Costa Norte, já por si marcado por algum isolamento natural. A partir desta data, abriu-se caminho para contrariar esse isolamento e garantir novas possibilidades formativas, culturais, sociais, profissionais e económicas à população deste concelho.

Fui aluna da escola desde outubro de 1982. Vi-a Nascer, Crescer, Partilhar e Comemorar muitos sucessos. Nascer: acrescentando novas oportunidades e riqueza aos valiosos recursos humanos de Santana. Crescer: incrementando o processo de desenvolvimento, de inovação, de evolução pedagógica e de ampliação da estrutura física da escola, acompanhado as ambições das gentes lutadoras do concelho. Partilhar: constituindo-se como espaço privilegiado de partilha de conhecimentos, de histórias e de emoções. Comemorar: brindando os inúmeros sucessos alcançados que engradecem as famílias e a sociedade de Santana.

Nessa época, só foi possível estudar na escola de Santana até ao 9º ano de escolaridade, com muita tristeza minha. Ir para o Funchal nesse tempo era um desafio que não estava ao alcance de todos. O meu ensino secundário foi feito no Liceu Jaime Moniz. Após a conclusão do ensino secundário, entrei no mercado de trabalho, exercendo várias funções, como secretária, administrativa e monitora da antiga Telescola. Foram experiências muito enriquecedoras e motivadoras e que me encaminharam para o passo seguinte: a Universidade. Esta decisão marcou para sempre a minha vida, abrindo novos caminhos, novos horizontes e novos sonhos. Concluí em julho de 1996 a licenciatura em Geografia e Planeamento Regional na Universidade Nova de Lisboa. Regressei à Madeira, era a Terra onde me sentia bem e queria continuar a usufruir do privilegio que é viver na Madeira. Lecionei a disciplina de Geografia na Escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral desde o ano letivo 1996/1997 até 2001/2002. Foram anos fantásticos, muito gratificantes e cheios de emoções. Destaco o convite que os alunos do 12º ano, no ano letivo 2000/2001, me fizeram para ser a Madrinha dos Finalistas, em reconhecimento do incentivo, da amizade e carinho mútuos. Entre 2001 e 2013 desempenhei as funções de secretária da Casa do Povo do Arco de São Jorge. Entre 2002 e 2017 fui Secretária do Executivo da Junta de Freguesia do Arco de São Jorge. Ao longo de vários anos fui formadora em vários cursos no âmbito da formação de adultos. Estas experiências tornaram-me mais capacitada e mais resistente perante as adversidades próprias da vida.

Desde 2002 até à presente data exerço funções docentes na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, lecionando a disciplina de Geografia.

Hoje, é com muito vaidade que tenho os meus dois filhos a estudar naquela que foi também a minha Escola!