Covid 19
Atividades de Mindfulness com as Encarregadas de Educação
Data: 2023-05-17 Visualizações: 448

Atividades de Mindfulness com as Encarregadas de Educação

A efeméride alusiva ao Dia da Mãe foi comemorada pela equipa do Ensino Especial e Encarregadas de Educação no passado dia 4 de maio, com a realização de algumas atividades de mindfulness, que mais não é do que prestar atenção ao momento presente, sem julgar, como referiu Kabat-Zinn, principal responsável pela introdução do mindfulness no ocidente, em áreas como a medicina, psicologia, saúde publica, escolas, prisões e no desporto.   

O Hotel Quinta do Furão, cenário edénico, apresentou-se como local sublime propício a momentos de quietude. Assim sendo, e sob a orientação da professora Carla Mata, deu-se o ensejo a todas as participantes de experimentarem vários exercícios convidativos, a sentirem e a viverem o momento presente, sem julgamento e tentativa de chegar a algum lado, desafios que a mente não desperta, desconhece. Igualmente, leva  à aceitação das emoções e pensamentos que ali e mais além possam ter surgido, acolhendo-os, ao desenvolvimento da autoconsciência, ao estar presente com o que é, a valorizar e apreciar, também, sentimentos de alegria, paz e felicidade, que muitas vezes passam por nós sem os reconhecermos.

O mindfulness é um caminho que poderá fazer a diferença na forma como pensamos e olhamos determinadas coisas e, por conseguinte, determinar as ações e as decisões que tomamos ou evitamos. Que o mindfulness seja uma mais-valia na relação entre pais e filhos, geradora de laços mais fortes, de compreensão e de melhoria da qualidade de vida.

 

A equipa do Ensino Especial

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.