Covid 19
Palestra sobre “A participação das Forças Armadas Portuguesas em missões internacionais de paz”
Data: 2023-03-27 Visualizações: 306

Palestra sobre “A participação das Forças Armadas Portuguesas em missões internacionais de paz”

No dia 21 de março esteve na nossa Escola o Senhor Coronel de Infantaria, Oficial de Ligações, Joaquim Silva, do Comando Operacional da Madeira, a proferir uma palestra sobre “A participação das Forças Armadas Portuguesas em missões internacionais de paz”, aos nossos alunos da turma 12.º2.

Após uma breve explicação da missão das Forças Armadas, aprofundou o papel das Forças Nacionais Destacadas, a forma como são indigitadas (por nomeação ou voluntariado) para as missões, a preparação, a duração, as condições de vida, os equipamentos necessários, as tarefas desempenhadas e o relacionamento com a população das regiões para onde são destacados. Falou na primeira pessoa, relatando a sua experiência pessoal nas 4 missões internacionais em que já participou: na Somália (2017 a 2018), no Afeganistão (2009 e 2012) e em Timor- Leste (2001 a 2002). No desempenho destas missões esteve ao serviço da ONU, da NATO e da União Europeia. Conta, ainda, poder participar em mais uma missão, desta vez em Moçambique.

Referiu que neste momento estão 13 missões ativas, mobilizando 765 militares portugueses, em 9 países, com 45 meios envolvidos.

Estas missões internacionais têm como principal objetivo: contribuir para a paz, a segurança e a estabilidade internacional.

Agradecemos, mais uma vez, ao senhor Coronel Joaquim Silva, pela disponibilidade, presença e testemunho relevante que deixou aos nossos alunos. Uma aula absolutamente extraordinária!

 

Elisabete Ascensão,

Grupo de História

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.