Covid 19
Parlamento dos Jovens - Secundário - Sessão Regional
Data: 2022-03-30 Visualizações: 527

Parlamento dos Jovens - Secundário - Sessão Regional

Sendo as “Fake News” um tema maioritariamente exposto através da Internet, nada mais assertivo do que se fazer ouvir a voz dos jovens para o combate à disseminação de conteúdos não válidos.

No passado dia 22 de março, decorreu, na Assembleia Legislativa da RAM, a Sessão Regional do Parlamento dos Jovens-Secundário, tendo em debate as "Fake News". Como deputados efetivos, representantes da escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, contou-se com as alunas Madalena Santos Freitas (10.º 3), Mariana Rodrigues Chaves (12.º 2) e com o aluno, Alexandre Cerqueira Freitas (10.º 3), além do deputado suplente, o aluno Ricardo Miguel Furtado (12.º 2) e a jornalista Beatriz Rodrigues (10.º 3).

A Sessão iniciou-se por volta das 09:30 horas, com os discursos de abertura das entidades presentes, o Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Dr. José Manuel Rodrigues, o Senhor Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Dr. Jorge Carvalho, e a Senhora Deputada da Assembleia da Républica, Dra. Sara Madruga Costa. Em seguida efetuou-se a apresentação das escolas e dos deputados representantes das mesmas. Logo após, deu-se início ao período de perguntas à Senhora Deputada, que demorou aproximadamente 40 minutos. Posteriormente, realizou-se um intervalo dos trabalhos, sendo reaberta a sessão por volta das 11:10 horas. Nesta fase, deu-se a apresentação dos Projetos de Recomendação de cada escola e o Debate na Generalidade. Após ocorrem todos os pedidos de esclarecimento ou apreciações gerais sobre os projetos em debate, desenrolou-se a votação dos Projetos de Recomendação, tendo como vencedor, a Escola Complementar do Til-Apel, com 17 votos. Após o almoço, a sessão reabriu por volta das 14:30 horas, com um minuto de silêncio, como forma de manifestação de solidariedade e apreço para com o povo ucraniano. Sucedeu-se, o Debate na Especialidade, etapa, onde as escolas se juntaram formando grupos, para trabalharem propostas de alteração ao projeto vencedor. No caso da escola de Santana, formou grupo com a Escola Secundária Francisco Franco e com a Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, que conseguiram ver aprovada a 3ª proposta de alteração à segunda medida do Projeto de Recomendação da Escola Complementar do Til.

Após o debate na Espacialidade, passou-se à votação dos Deputados e do Porta-Voz do circulo Eleitoral representantes da Região Autónoma da Madeira na Sessão Nacional, ficando em primeiro lugar, a Escola Secundária Francisco Franco, tendo o deputado Hugo Filipe Abreu Oliveira como Porta-Voz, em segundo lugar a Escola Complementar do Til-Apel, e em terceiro lugar, por desempate, a Escola Básica e Secundária do Porto Santo. A última etapa do dia ficou concluída com a votação do tema para o próximo ano, saindo vencedor “a Eutanásia”.

Concluiu-se, assim, mais uma Sessão Regional do Parlamento dos Jovens que envolveu, da nossa parte e de todos os participantes, muitas horas de trabalho, muito empenho e esforço. A sessão foi encerrada com um discurso, de agradecimento a todos os presentes, pela Presidente da Mesa, Anabela Cabral, aluna da Escola Básica e Secundária da Ponta de Sol.

 

A Jornalista do Parlamento Jovem,

Beatriz Rodrigues

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.