Covid 19
Visita de estudo 10.º 3
Data: 2022-02-22 Visualizações: 438

Visita de estudo 10.º 3

No dia 17 de fevereiro a turma 10.º 3 realizou uma visita de estudo à cidade do Funchal, onde teve a oportunidade de conhecer o espaço museológico da Casa da Luz e o Observatório de Meteorologia da Madeira.
Na parte da manhã, no Museu da Eletricidade,visitaram três exposições. Uma primeira, mostrava vários tipos de iluminação utilizados na Cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade, sob o título “Luzes do Funchal”.

Uma segunda área temática apresentou um historial evolutivo, da eletrificação no arquipélago, sob o título “Um século de Electricidade”, com a presença de maquinaria diversa, com as duas principais formas de produção de energia elétrica: a térmica e a hidráulica. No local de exposição denominado segunda nave, havia um posto de transformação e a sua ligação a um poste de eletricidade. Neste espaço foram ainda vistas maquetas de várias centrais elétricas, e ainda de redes elétricas urbanas e rurais, assim como uma carta oro-hidrográfica tridimensional que sintetiza o esforço gradual de eletrificação do arquipélago.
Uma terceira zona apresentou, com sentido didático, a exposição “fontes de energia”, primárias e renováveis, sobre energia eólica e solar, assim como uma área dedicada à ciência e à tecnologia, dotada de equipamentos interativos e software multimédia. 

Na parte da tarde a turma deslocou-se ao Observatório de Meteorologia da Madeira, onde foi recebido na estação meteorológica exterior. Estação essa com uma área tradicional e outra com instrumentos de medição automáticos. Neste espaço, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos de medição, e respetivo modo de funcionamento, utilizados para medir e controlar os elementos climáticos, como a temperatura, a precipitação, a humidade, a insolação, etc 
Foi um dia muito profícuo e de muitas aprendizagens para todos!!
 
Profs. Vera Santos e Anunciação Baioneta

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.