
Vencedores do concurso Europeu viajam até à Irlanda
Uma equipa composta pelos alunos Matilde Rodrigues, Diogo Abreu e Diogo Mendonça do 11.º 1 acompanhados pela professora Ângela Morais da Escola B+S com Pré-escolar e Creche Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana, viajou até à Irlanda com o objetivo de participar nas comemorações do European Maritime Day (EMD), que decorreram na cidade de Cork. A presença neste evento internacional deu-se no âmbito de uma distinção recebida numa competição europeia. Os alunos foram convidados a participar nas celebrações após conquistarem o primeiro lugar na competição Blue-Tech Competition, organizada pela Comissão Europeia, a nível europeu, cujo prémio foi a viagem internacional. Durante a entrega de prémios, os alunos subiram ao palco do evento para receberem a distinção do primeiro lugar, perante o Lord Mayor de Cork, comissários europeus da área dos Assuntos Marítimos e do Ambiente e representantes das cidades em que decorreriam as celebrações do EMD nos próximos 3 anos.
A viagem teve início com a saída da Madeira a 22 de maio e posterior chegada à cidade de Dublin já a 23 de maio, onde ficaram hospedados no Maldron Hotel Dublin Airport. Na manhã do mesmo dia, seguiram viagem de comboio até Cork, onde decorreu o evento oficial. Ao terminar o evento, os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos da cidade como a universidade, uma catedral e algumas igrejas locais. Após uma noite passada na cidade, regressaram também de comboio a Dublin, aproveitando o último dia para conhecer melhor a capital irlandesa. Lá, visitaram locais emblemáticos como a Tritiny College, a St. Catherines Church, Christ Church Cathedral, a St. Patricks Cathedral – a maior catedral da Irlanda -, o St. Stephens Green – o maior jardim de Dublin -, e um dos bares mais famosos da capital, o Temple Bar.
A experiência foi marcada pelo enriquecimento cultural, pela convivência internacional e pelo orgulho de representar Portugal, num palco europeu. Certamente será uma viagem que ficará nas memórias, tanto a emoção que foi receber um prémio de uma competição deste alcance e ter a oportunidade de divulgar o nosso trabalho num país diferente, tanto as vivências que tivemos juntos como equipa, desde os lugares visitados até as conversas. Foram três dias de grande felicidade numa viagem inesquecível.
No último dia, a equipa regressou a casa com memórias de uma viagem que uniu conhecimento, cultura, reconhecimento do trabalho bem feito e bons momentos compartilhados.
O aluno, Diogo Abreu, 11.º1