
A Física do Som
O som, essa sinfonia invisível que nos rodeia, é muito mais do que apenas ruído. É a essência da música, a voz da natureza e a base da comunicação. Mas como o som é produzido e como os instrumentos musicais o transformam em melodias? Este foi o ponto de partida para a proposta de trabalho destinada aos alunos de 8.ºano na disciplina de Física e Química.
A Física da Som ajuda a compreender como é que um som que nasce de uma vibração, por exemplo, da corda de uma viola a vibrar, um tambor a ressoar ou as nossas cordas vocais a oscilar, criam ondas de pressão que se propagam pelo ar, como ondas num lago. Quando essas ondas chegam aos nossos ouvidos, fazem vibrar o tímpano, enviando sinais ao cérebro que interpretamos como som.
De uma forma simples, os alunos do 8.ºano, foram desafiados a aplicar os conhecimentos na construção de um “instrumento musical” com materiais reciclados, que estão expostos no hall do 1.ºpavilhão da nossa escola.
O objetivo da iniciativa foi, para além de aprofundar os conteúdos programáticos da física do 8.º ano, os alunos poderem experienciar a dificuldade que era construir os brinquedos de outros tempos, nomeadamente instrumentos de percussão que ainda hoje são utilizados nos grupos de música tradicionais.
Os professores, Heliodoro Dória e Sandra Rocha