
O Museu vai ter contigo!
No dia 18 de fevereiro de 2025, no Auditório Padre Isidro Rodrigues, ao longo de 60 minutos, as turmas do 10º ano de escolaridade assistiram à sessão formativa levada a cabo pela Técnica Superior Carla Gouveia, respondendo à itinerância cultural proporcionada pelo Museu da Cidade do Açúcar ao abrigo do programa “O MACA vai ter Contigo!”.
Antevendo a introdução à temática da Natureza dos Valores, onde a ação da cultura, e igualmente da História, têm um papel decisivo na identidade valorativa, os alunos puderam assistir a um conjunto de factos, relatos, imagens e vídeos demonstrativos do quão significativo e decisivo foi/é o legado de um património (i)material na construção de uma identidade, assim como de uma região vincada nessa identidade: o açúcar.
Com efeito, destacaram-se ao longo da palestra, atrativa no plano dos diapositivos e áudios proporcionados, quatro grandes momentos: a coleção de arte e de arqueologia patentes no Museu, provas vivas da importância dos engenhos açucareiros e da indústria que prosperou pelos séculos XV e XVI na ilha da Madeira; as figuras do comerciante João Esmeraldo e do administrador Infante D. Henrique, homens que, sob perspetivas diferentes, contribuíram para o mesmo empreendimento – a riqueza material e espiritual de uma nação; a experiência dos discentes em cheirar, tocar e sentir os exemplares de um pão-de-açúcar e da forma que transportava o último; e, a curiosidade que espantou a audiência, ao ter sido narrada a embaixada portuguesa ao Papa Leão X, onde entre as oferendas a Sua Santidade, constavam pão-de-açúcares da dimensão de seres humanos, literalmente doces sob a forma de um corpo humano, açúcar que se aproximou da módica medida de 5 toneladas. Todos se abismaram. Alunos e Professores. E se comportaram com excelência, tendo escutado e gostado de assistir à sessão formativa.
A concluir, fica o agradecimento aos professores Emanuel Mendonça e Maria Vieira por terem amavelmente cedido um dos seus tempos letivos, podendo assim todos os alunos estarem presentes para o respetivo evento. O meu muito obrigado.
O Professor,
Nuno Costa