10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos
Há 75 anos e, pela primeira vez na história, a comunidade internacional concordou com um conjunto de valores e reconheceu que os direitos humanos são inerentes a todos e não concedidos, ou retirados, por um determinado Estado. O dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos marca, este ano, a celebração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os seus 30 artigos transcendem valores, culturas e fronteiras e sistematizam um conjunto de direitos universais, indivisíveis e inalienáveis, reconhecendo a igual dignidade e o valor de cada ser humano como pessoa e indivíduo.
Proteger os direitos humanos mantém-se uma necessidade atual, e até mais crítica no momento presente do que, porventura, noutros períodos na nossa história comum. Se os direitos humanos fossem todos acautelados seriam a solução para muitos dos problemas do mundo, que os violam constantemente: as guerras, a violência de género, a emergência climática e a erosão de confiança no multilateralismo entre os países.
Os alunos da turma 11.º 3, celebram os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com essa consciência, fazendo com que o seu compromisso conte no dia-a-dia de cada um e de cada um de nós. Por tal, a exposição que criaram, para que toda a comunidade escolar seja relembrada da importância destes 30 artigos.
Prof. Vera Santos e alunos do 11.º 3