Dia Mundial da Filosofia
Entre os dias 20 e 27 de novembro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Filosofia, instituída pela ONU em 2002, decorreu no piso 1 do 1º Pavilhão a exposição de alguns trabalhos dos alunos do 11º ano intitulada “Meu Caro Filósofo, Quero Perguntar-lhe…”.
Com o intuito de explorar alguns nomes da História da Filosofia Ocidental, uns mais anónimos, outros nem tanto, a presente celebração da disciplina visou colocar o aluno do ponto de vista de um leitor jornalístico, tendo para o efeito que questionar o próprio filósofo (por si escolhido) relativamente a um tópico e/ou teoria do seu pensamento; e, ao mesmo tempo, pô-lo a ler e a descobrir um sem número de reflexões que muito têm a ver com a sua (e nossa) vida.
Em resumo: a comemoração foi ao encontro do espanto original sobre as coisas, de procurar inquiri-las, de despertá-las do sono dogmático e absoluto de se saber tudo quando afinal se está ainda tão longe do conhecimento. Parafraseando Platão: “Discorrer e refletir sobre o significado desta viagem e imaginar o que seja”, eis a tradução da exposição ocorrida.
O Professor,
Nuno Rafael Costa