Semana do Departamento das Ciências Sociais e Humanas
Realizou-se entre os dias 6 e 10 de maio a Semana do departamento das Ciências Sociais e Humanas da nossa Escola.
A iniciativa contou com o contributo de todos os grupos do Departamento: História; Geografia; Economia; Filosofia, Educação Moral Religiosa e Educação Especial, reunindo uma panóplia de atividades sob o tema aglutinador “Desafios da União Europeia”.
Assim, estiveram patentes três exposições sobre as temáticas: Direitos Humanos; Os Alargamentos da UE e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
No dia 7 de maio, tivemos a presença do Diretor Regional das Comunidades e Cooperação externa, que proferiu uma palestra no auditório Padre Isidro para alunos do ensino secundário, sobre a importância estratégica da diáspora madeirense e atual situação das migrações na nossa Região. No dia seguinte, 8 de maio, foi apresentada uma exposição de trabalhos do Centro de apoio à inclusão de Santana (CACI).
No dia 9 de maio, comemorámos o dia da Europa, com uma atividade que iniciou com a execução ao vivo do Hino Da Europa, apresentação de trabalhos de alunos sobre as temáticas: “Movimentos das populações - fluxos migratórios” e “Promover a Paz, os seus valores e o bem-estar dos povos” e Arte performativa “O rapto de Europa”.
Após a parte cultural inicial deu-se continuidade à sessão com um painel debate composto por cinco oradores convidados: Joaquim Silva Coronel do Exército (na reserva), Rui Nunes Tenente-Coronel, Presidente da Cruz Vermelha da Madeira e Katerina Leacock, Presidente da Associação Da Ucrânia com amor, os quais refletiram e apresentaram a sua visão e perspetiva dos “Impactes da multiculturalidade na União Europeia”.
Sublinhamos a participação dos senhores José Nóbrega e Manuel Florença, cidadãos de Santana, que emigraram nos anos 60 para a região de Paris, que partilharam de forma animada, as suas experiências e vivências de então.
Tivemos também a projeção em vídeo de comunicações de três antigos alunos da Escola que se encontram atualmente a estudar e/ou trabalhar em países da União Europeia e Reino Unido, o que permitiu comparar a atualidade com o passado.
O debate foi bastante participado e dinâmico, dado a relevância do tema na atualidade, com intervenções pertinentes e assertivas dos nossos alunos e docentes.
No final da sessão, os convidados foram agraciados com a medalha comemorativa da nossa Escola.
A iniciativa dessa tarde, ficaria concluída com um lanche inclusivo, organizado pelo grupo da Educação Especial, encontrando-se o espaço decorado com trabalhos realizados pelos alunos, alusivos à União Europeia.
Pensamos que com as iniciativas desta semana contribuímos para uma reflexão do papel da União Europeia e a complexidade geopolítica atual, reforçando os valores humanistas na compreensão da realidade presente.
Antes de terminar, manifestamos os nossos agradecimentos a todos que tornaram estas atividades possíveis, em especial: Prof.ª Fabiana Matos, pela decoração do palco; Prof. Duarte e alunos na execução do Hino da Europa; Prof. Nuno Costa e alunas, pela apresentação da arte performativa; Prof. Filipe Pontes e alunos, pela recolha de imagem; Docentes da Educação Especial, na conceção do lanche e decoração do espaço e Assistente operacional Marco Franco, por todo o apoio e disponibilidade.
A todos os colegas do Departamento das Ciências Sociais e Humanas e Comunidade Educativa, o meu muito obrigado por terem embarcado comigo nesta aventura de Europa.
O Coordenador de departamento,
Prof. Fernando Pereira