Dimensões

Objetivo Geral: A – Melhorar o sucesso escolar e educativo

Prioridades Metas Estratégias Indicadores de avaliação/ Meios de verificação
Promover a melhoria dos resultados escolares

1 – Melhorar e/ou consolidar os resultados escolares.

Efetuar uma análise sistemática da avaliação alcançada pelos discentes.

Diagnosticar e atender às necessidades, expetativas, qualidades e dificuldades dos discentes.

Envolver os alunos/EE e docentes na análise do seu progresso e no processo ensino-aprendizagem.

Criar condições de acesso a atividades de complemento curricular e/ou de apoio, motivando os discentes e responsabilizando os EE para a sua frequência.

Proporcionar formação, direcionada aos docentes, centrada nas dificuldades diagnosticadas/ identificadas nas turmas/ cursos.

Fomentar e/ou multiplicar situações de trabalho cooperativo e de partilha de práticas de sucesso entre docentes.

Distinguir e divulgar, em cerimónia pública, os discentes que se destaquem em diferentes contextos (aproveitamento, relacional, desportivo, científico e de outra natureza).

Taxas de sucesso (pautas trimestrais, relatórios de ciclo e de coordenação).

Caracterização das turmas/cursos (inquérito realizado pelos DT aos alunos).

Calendarização e n.º de sessões formativas de apoio psicopedagógico e/ou de orientação escolar e profissional (relatório do serviço de psicologia).

Atividades de complemento curricular e/ou de apoio dinamizadas (relatórios das atividades de enriquecimento do currículo).

Taxas de assiduidade (relatórios das atividades de complemento curricular e/ou de apoios).

Satisfação dos discentes face às atividades de complemento curricular e/ou de apoios (resultados de inquéritos).

Calendarização e n.º de sessões formativas dinamizadas para os docentes (relatório da Comissão de Formação).

2 – Atingir as seguintes taxas de sucesso de transição/ aprovação no Ensino regular:

  • 5.º ano – 95%
  • 6.º ano – 95%
  • 7.º ano – 85%
  • 8.º ano – 90%
  • 9.º ano – 95%
  • 10.º ano – 90%
  • 11.º ano – 95%
  • 12.º ano – 75%

3 – Atingir as taxas de sucesso definidas, em cada grupo disciplinar, para as disciplinas do currículo por ano de escolaridade (anexo A).

Promover a melhoria dos resultados escolares

4 – Reduzir a taxa do insucesso escolar em 1 ponto percentual por ano escolar nas disciplinas:

a)

  • Matemática 8.º ano
  • Matemática 9.º ano
  • Matemática A 11.º ano
  • MACS 11.º ano

Catalisar o projeto “Um por todos, todos por um”, alargando a sua abrangência a um maior n.º de turmas/ cursos.

Reforçar o acompanhamento educativo dos alunos da escola, nomeadamente, através do Apoio Pedagógico Individual e apoios em grupo

Avaliar as medidas de apoio desenvolvidas de modo a determinar-se a sua eficácia para o sucesso dos alunos

Monitorizar a evolução dos resultados escolares e educativos dos discentes que privilegiam de apoio pedagógico

Melhorar a avaliação das aprendizagens, generalizando-se as boas práticas, aperfeiçoando-se os processos de definição e explicitação dos critérios utilizados.

Calendarização e n.º de sessões dinamizadas no âmbito do trabalho cooperativo e de partilha.

Taxa de negativas nas disciplinas prioritárias (pautas trimestrais de avaliação).

Menções atribuídas (Gala/cerimónia de condecorações)
N.º de turmas envolvidas (relatórios do projeto “Um por todos, todos por um”)

N.º de turmas com pontuação positiva (relatórios do projeto “Um por todos, todos por um”)

Aproveitamento dos discentes (Pautas trimestrais de avaliação)

Satisfação dos discentes face ao acompanhamento proporcionado pela escola (resultados de inquéritos)

Inquirição aos docentes, discentes e EE acerca das medidas desenvolvidas (questionários)

Verificação dos critérios de avaliação segundo a definição em conselho pedagógico.

5 - Reduzir a taxa do insucesso escolar em 0,5 pontos percentuais por ano escolar nas disciplinas:

a)

  • Português 7.º ano
  • Inglês 7.º ano
  • Geografia 7.º ano
  • Matemática 7.º ano
  • Inglês 8.º ano
  • Matemática A 10.º ano
  • Matemática A 12.º ano
Melhorar os resultados da avaliação externa, fazendo-os convergir com os resultados da avaliação interna

6 – Aproximar as classificações das provas/exames nacionais das classificações internas finais em 0,5 valores por ano.

a)

  • Matemática A 12.º ano
  • Física e Química A11.º ano
  • Biologia e Geologia B 11.º ano

Efetuar uma análise comparativa da avaliação interna e externa alcançada pelos discentes.

Diagnosticar as necessidades, motivações e expetativas dos discentes face ao ensino superior.

Fomentar e/ou multiplicar situações de trabalho cooperativo e de partilha de práticas de sucesso entre docentes.

Criar condições de acesso a atividades de complemento curricular e/ou de apoio, motivando os discentes e responsabilizando os EE para a sua frequência.

Distinguir e divulgar, em cerimónia pública, os discentes que se destaquem em diferentes contextos (aproveitamento, relacional, desportivo, científico e de outra natureza).

Resultados internos (pautas do 3.º período).

Resultados externos (pautas de provas/exames nacionais).

Desvio entre resultados internos e externos.

Resultados da aplicação de inquéritos (inquéritos do serviço de psicologia).

Calendarização e n.º de sessões dinamizadas no âmbito do trabalho cooperativo e de partilha.

Atividades de complemento curricular e/ou de apoio dinamizadas (relatórios das atividades de enriquecimento do currículo).

Taxas de assiduidade (relatórios das atividades de complemento curricular e/ou de apoios).

Satisfação dos discentes face às atividades de complemento curricular e/ou de apoios (resultados de inquéritos).

Menções atribuídas (Gala/cerimónia de condecorações).

7 – Aproximar as classificações das provas/exames nacionais das classificações internas finais em 0,25 valores por ano.

a)

  • Português 12.º ano
  • História 12.º ano
  • Geografia 11.º ano
  • MACS 11.º ano
  • Filosofia 11.º ano

Combater o absentismo escolar nas Outras Modalidades de Formação

8 – Garantir que 70% dos alunos inscritos nas Outras Modalidades de Formação concluam a sua formação

Diagnosticar e atender às necessidades, expetativas, qualidades e dificuldades dos discentes.

Diversificar as metodologias de trabalho e os instrumentos de avaliação.

Distinguir e divulgar, em cerimónia pública, os discentes que se destaquem em diferentes contextos (aproveitamento, relacional, desportivo, científico e de outra natureza).

Conhecer o grau de satisfação dos discentes com o curso.

Caracterização das turmas/cursos (inquérito realizado pelo diretor de curso aos alunos)

Calendarização e n.º de sessões formativas de apoio psicopedagógico (relatório do serviço de psicologia).

N.º de alunos que reúnem condições para a sua conclusão (relatórios cursos profissionais - OMF)

Diversidade de metodologias e instrumentos adotados (PCT)

Menções atribuídas (Gala/cerimónia de condecorações)

Resultados do inquérito de satisfação (inquérito de satisfação dos CP)

Objetivo Geral: B – Promover atitudes e comportamentos adequados à aprendizagem e à cultura de escola

Prioridades Metas Estratégias Indicadores de avaliação/ Meios de verificação

Promover nas famílias uma cultura de participação responsável na vida da escola

1 – Consolidar a participação dos pais e Encarregados de Educação (EE) no acompanhamento do processo educativo dos seus educandos, em todas as turmas, garantindo pelo menos 90% de frequência.

Fomentar a participação dos EE nas reuniões agendadas.

Reiterar a importância do acompanhamento no processo educativo dos alunos.

Registos de assiduidade dos EE (folha de presenças).

Relatórios de avaliação de final de período da turma.

2 – Promover a participação dos pais e EE nas atividades dinamizadas na escola, garantindo pelo menos a realização de 3 atividades por ano em que os mesmos possam participar.

Realizar eventos que envolvam a participação dos pais/EE.

Envolver a Associação de Pais na dinamização de atividades na escola.

N.º eventos realizados

Potenciar a diversidade da oferta educativa

3 – Proporcionar uma oferta formativa/educativa diversificada, que corresponda às necessidades e expectativas dos alunos e respetivas famílias tendo em conta o contexto global.

Auscultar alunos e EE sobre as suas preferências formativas.

Estudar as potencialidades dos alunos.

Promover reuniões de trabalho com entidades empregadoras do meio envolvente (participação de EE e alunos).

Inquéritos de diagnose

N.º de alunos inscritos por área de formação

Questionários psicotécnicos e psicopedagógicos, com o apoio do SPO

Recolha de dados em debates e através de questionários.

4 – Promover processos de (re)orientação, de encaminhamento e de contactos com os Encarregados de Educação

Promover sessões de trabalho ou formativas com EE e alunos

Monitorização das ações promovidas pela escola e serviços de orientação escolar e vocacional/profissional

Aferição do grau de satisfação

Reduzir a indisciplina

5 – Diminuir os casos de indisciplina

Cumprir e atuar segundo o regulamento interno, minimizando possíveis situações de indisciplina

Atuar rapidamente sobre os focos de indisciplina, recorrendo aos CT, à equipa multidisciplinar e ao CE

Cumprir rigorosamente as orientações emanadas do documento Tipificação de Comportamentos/ Medidas Disciplinares

N.º de situações de indisciplina por turma e/ou curso (relatório PES)

Relatório Projeto Escola de Sucesso

Projeto “Um por todos e todos por um”

N.º de participações disciplinares

Relatórios da equipa multidisciplinar

Questionários de “satisfação” aos alunos, docentes e EE

6 – Responsabilizar os Encarregados de Educação pelo cumprimento das regras e normas de conduta previstas no Estatuto do Aluno e no Regulamento Interno da Escola.

Dar a conhecer as regras e normas de conduta previstas no Estatuto do Aluno e no Regulamento Interno da Escola aos EE nas reuniões de início de ano.

Envolver os EE na planificação de medidas de intervenção e na resolução de problemas disciplinares.

N.º de presenças dos EE

N.º de processos disciplinares

N.º de reuniões com CE, professores, EE e alunos

7 – Continuar a implementar o projeto ES e Equipa Multidisciplinar

Acompanhar devidamente todos os casos referenciados pelos CT

Relatórios/ Registos periódicos (Projeto ES e Equipa Multidisciplinar)

8 – Propiciar a harmonia no espaço escolar, prevenindo e minimizando comportamentos de indisciplina, conflito e insegurança.

Dinamizar o Projeto da Carta da Convivialidade conforme o regulamento do mesmo.

N.º de intervalos vigiados

N.º de atividades promovidas nos intervalos

N.º de refeições vigiadas

Combater a desmotivação

9 – Diversificar atividades dentro e fora da sala de aula

Realizar visitas de estudo, intercâmbios, palestras, saídas de campo, entre outras, adequadas a cada ano escolar.

Evitar a repetição de atividades no mesmo grupo de alunos durante o seu percurso escolar na escola.

Providenciar o contacto com profissionais de diversas áreas em sessões do género “dia das profissões”.

Número de atividades/visitas de estudo realizadas (relatórios da coordenação de atividades de enriquecimento curricular/relatórios DT)

Verificação do(s) plano(s) anual(anuais) da escola e dos grupos disciplinares

Registos de contactos com entidades

Convites e registos de presença

10 – Reforçar o acompanhamento do Serviço de Apoio Psicológico e de Orientação Escolar e Profissional (SPO).

Proporcionar e organizar momentos de debate/ sensibilização e de acompanhamento destinados a alunos e EE.

Auscultação do Serviço de Apoio Psicológico e de

Orientação Escolar e Profissional (SPO).

N.º de ações de sensibilização realizadas e respetiva calendarização.

Questionários de satisfação.

Promover a educação e a sensibilização ambiental

11 – Desenvolver pelo menos 3 projetos ou clubes ligados à educação e sensibilização ambiental.

Desenvolver os clubes e projetos.

N.º de projetos desenvolvidos

N.º de clubes

Objetivo Geral: C – Reforçar a relação com a comunidade

Prioridades Metas Estratégias Indicadores de avaliação/ Meios de verificação

Promover uma escola dinâmica

1 – Assegurar a participação dos alunos em projetos, clubes e desporto escolar atingindo pelo menos uma taxa de participação:

  • 2.º ciclo – 80%
  • 3.º ciclo – 30%
  • Secundário – 20%

Diagnosticar e atender às necessidades da escola e expetativas dos alunos no que concerne à oferta de atividades de enriquecimento curricular.

Dinamizar projetos e clubes abertos a toda a comunidade educativa.

Clubes, projetos e atividades de enriquecimento curricular dinamizados.

Número de alunos inscritos em clubes e projetos.

Taxa de assiduidade dos alunos inscritos em clubes e projetos.

Número de atividades dinamizadas no meio envolvente.

Número de alunos participantes nas atividades escolares.

2 – Promover atividades de âmbito diverso e com interesse para a comunidade educativa.

Dar continuidade às atividades/eventos que caraterizam a cultura organizacional da escola.

Articular a organização de atividades com entidades externas à escola.

3 – Aproximar o meio envolvente das atividades dinamizadas pela escola.

Divulgar as atividades nos meios de comunicação e redes sociais.

Convidar o meio envolvente na participação das atividades dinamizadas.

Número de notícias divulgadas.

Número de visitas às redes sociais.

Número de intervenientes (meio envolvente) que assistem/ intervêm nas atividades dinamizadas.

Estabelecimento de parcerias e protocolos com entidades exteriores.

4 – Realizar pelo menos 5 parcerias oficiais com entidades exteriores.

Estabelecer parcerias com os agentes económicos, autarquias e instituições sociais, com vista à celebração de protocolos.

N.º de parcerias e protocolos celebrados.

Objetivo Geral: D – Promover a valorização pessoal e profissional de todos os agentes educativos

Prioridades Metas Estratégias Indicadores de avaliação/ Meios de verificação

Formação do pessoal docente

1 – Promover a formação docente visando a melhoria das suas competências.

Aferir as necessidades de formação do pessoal docente, salvaguardando as dificuldades já diagnosticadas nos departamentos.

Concretizar ações de formação adequadas.

Inquéritos de diagnose.

Número de formações.

Número de participantes.

Inquéritos de satisfação.

Formação do pessoal não docente.

2 – Promover a formação do pessoal não docente visando a melhoria das suas competências.

Aferir as necessidades de formação do pessoal não docente, salvaguardando as dificuldades já diagnosticadas no relatório de Autoavaliação da Escola.

Concretizar ações de formação adequadas.

Inquéritos de diagnose.

Número de formações.

Número de participantes.

Inquéritos de satisfação.

Formação de alunos

3 – Dinamizar ações de formação/sensibilização promotoras do desenvolvimento de competências essenciais aos projetos de vida dos alunos.

Promover a vinda à escola de entidades e personalidades que possam contribuir para a formação dos nossos alunos.

Concretizar ações de formação adequadas.

Inquéritos de diagnose.

Número de formações.

Número de participantes.

Inquéritos de satisfação.

4 – Dinamizar ações de formação/sensibilização em áreas em que os alunos da nossa escola revelam lacunas, como a atenção/concentração e a organização e metodologia de estudo.

Promover a vinda à escola de entidades e personalidades que possam contribuir para a formação dos nossos alunos.

Concretizar ações de formação adequadas.

Inquéritos de diagnose.

Número de formações.

Número de participantes.

Formação para pais/ Encarregados de Educação

5 – Realizar sessões de esclarecimento/ sensibilização destinadas aos pais/ Encarregados de Educação sobre temáticas pertinentes.

Aferir os temas de formação de maior interesse para os pais/EE.

Auscultar os pais e EE sobre as dificuldades com os seus educandos.

Estabelecer horários convenientes às rotinas dos pais/EE

Concretizar ações de formação adequadas.

Inquéritos de diagnose.

Número de formações.

Número de participantes.

Inquéritos de satisfação.

Objetivo Geral: E - Gerir espaços e requalificar as infraestruturas, equipamentos e serviços

Prioridades Metas Estratégias Indicadores de avaliação/ Meios de verificação

Renovação e dinamização do espaço físico da biblioteca

1 – Unir a biblioteca à oficina de trabalho, através da criação de uma abertura entre os 2 espaços.

Alterar os espaços para uma maior funcionalidade e de acordo com os orçamentos disponíveis.

Concretização do projeto.

2 – Aquisição de novos equipamentos e materiais.

Adquirir equipamentos considerados prioritários à execução diária de tarefas.

Número de equipamentos e materiais adquiridos.

Índice de satisfação dos sujeitos envolvidos.

Renovação e dinamização do espaço físico da biblioteca

3 – Promover a dinamização da biblioteca.

Procurar desenvolver atividades atrativas e diversas no espaço da biblioteca, sobretudo através dos projetos relacionados com a promoção da leitura.

Controlo diário da frequência da biblioteca e utilização dos recursos.

Índice de satisfação dos sujeitos envolvidos.

Recursos e Equipamentos informáticos

4 – Melhorar o funcionamento e o acesso aos computadores.

Assegurar uma rotina de manutenção com uma periodicidade elevada procurando resolver de forma pronta todos os problemas.

Número de computadores funcionais.

Índice de satisfação dos sujeitos envolvidos.

Relatório do técnico de informático.

5 – Melhorar a gestão/utilização dos quadros interativos.

Regular a requisição dos quadros interativos.

Promover formação adequada para os professores sobre os quadros interativos.

Número de requisições dos quadros interativos.

Calendarização e número de sessões formativas disponibilizadas.

6 – Melhorar a rede informática em toda a escola.

Renovar a rede informática.

Melhorar a funcionalidade da rede wireless.

Índice de satisfação dos sujeitos envolvidos.

Funcionamento dos serviços da escola

7 – Maximizar o funcionamento de alguns serviços da escola, dando resposta às necessidades diagnosticadas.

Gerir de forma racional os recursos humanos para permitir um adequado funcionamento dos serviços da escola.

Horário de funcionamento dos serviços.

Índice de satisfação dos sujeitos.