Covid 19
O eTwining veio à Escola... e levou-nos a França, Espanha e Turquia
Data: 2023-05-22 Visualizações: 117

O eTwining veio à Escola... e levou-nos a França, Espanha e Turquia

Os alunos do 9.º ano, das turmas 1 e 2, participaram num projeto eTwining criado pela nossa escola – “My homeland for you”. O projeto teve como cofundador o Collège La Charme (de Clermon-Ferrand, França) e como membros uma Escola da Turquia (de Merkez), uma Escola da Madeira (de Santa Cruz) e uma Escola de Espanha (de Ibiza).  

Ligado ao Património Histórico Local e Regional, pretendia dar a conhecer, divulgar e preservar o Património Local e Regional, assim como conhecer o Património Histórico dos países parceiros.  

Na nossa Escola transformou-se num projeto interdisciplinar que contou com a colaboração das docentes de Francês e Inglês, na elaboração das mensagens. A cada aluno foi atribuído um postal, com uma imagem/fotografia de um monumento ou sítio histórico. A mensagem do postal teria de incluir uma apresentação da ilha e do monumento ou local histórico representado.  

Ao longo do ano os professores envolvidos no projeto também realizaram reuniões on line, através da plataforma eTwining/ESEP, partilharam fotos e boas práticas através do Twinspace.  

Os alunos dos Cursos Profissionais, Curso Técnico de Desporto e Curso Profissional Multimédia também participaram num projeto “Sustainable Xmas”, fundado pela Escola de Santa Cruz e que envolveu instituições de ensino da Madeira e da Turquia. Os alunos realizaram cartazes no programa Canva, com o objetivo de sensibilizar para a preservação do ambiente, a política dos 3 R´s e proteção e defesa dos oceanos. A publicação dos cartazes foi feita no Twinspace e partilhado com todos os parceiros.  

Os projetos eTwining permitiram o trabalho colaborativo e inclusivo (uma vez que participaram os alunos da Sala da Unidade Especializada), sendo uma mais-valia para a dinamização de novas e diversificadas experiências de aprendizagem.  

O professor,

Marcos Miguel Leitão

 

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.