Visita à RTP Madeira
Data: 2017-03-13 Visualizações: 849

Visita à RTP Madeira

A nossa turma de 10.º ano, do Curso Profissional Multimédia, visitou no dia 7 de Março o edifício da RTP Madeira, no âmbito da comemoração dos 60 anos da RTP, em que a RTP decidiu fazer um Open Day às escolas e outros visitantes. Foi um dia diferente para nós, pois ficamos a conhecer o mundo da televisão por detrás das câmaras.

Lá em casa vemos apenas os apresentadores e os entrevistados, mas por detrás disto está uma vasta equipa: desde os cenógrafos, operadores de câmara, editores, produtores, realizadores, etc. Visitamos o estúdio onde gravam os programas “Madeira Viva” e “Prolongamento”, em que alguns dos meus colegas tiveram o privilégio de utilizar alguns dos equipamentos. Na cenografia, visitamos a oficina onde constroem os cenários para os mais variados programas. Na régie, visualizamos onde o realizador e outros técnicos controlam tudo o que está a ser filmado e vai para o ar através de monitores. Na edição, o editor mostrou o funcionamento de equipamentos “antigos” e “modernos” para editar uma reportagem ou programa televisivo.

Nos chamados “carros satélite”, pudemos observar como é que os profissionais de televisão fazem os diretos na “rua”. No Auditório, tivemos a oportunidade de visualizar uns vídeos sobre a RTP e as notícias mais marcantes ao longo dos últimos 60 anos, nomeadamente a vinda da RTP para a Madeira em 1972.

Mónica Silva, aluna do CPM

 

No dia 7 de março, fomos todos contentes na carrinha do Sr. Manuel ao Funchal numa visita de estudo ao estúdio da RTP, que comemorava os seus 60 anos. Vimos muitas meninas e muitos meninos contentes na sua visita guiada pelos empregados da RTP muito simpáticos.

Pedro Santos, aluno do CPM

Fotografias: prof. Graça Almada e Liane Jardim (aluna do CPM)

 

Próximas Reuniões