
MadeiraMUN
A Assembleia Legislativa da Madeira acolheu, no dia 5 de maio, pelas 09h30, a 4.ª edição do MadeiraMUN. O debate deste ano teve como tema “O Impacto das Migrações no Mundo Atual” e a sessão de abertura foi presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Dr. José Manuel Rodrigues e a de encerramento pelo Secretário da Educação, Ciência e Tecnologia.
O Modelo das Nações Unidas (abreviado para MUN, do inglês Model United Nations) é uma simulação de um debate das Nações Unidas, que se destina a alunos do ensino secundário.
Na edição deste ano, participam 42 alunos de seis escolas da região: Escola Secundária Jaime Moniz, Escola Secundária Francisco Franco, Escola Básica e Secundária de Machico, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana). Da nossa escola participaram 6 alunos, do 10.º e 11.º anos.
No MUN, os estudantes participam como “delegados” de um Estado membro da Organização das Nações Unidas (ONU) e simulam comités da mesma. Este tipo de experiências não só permite aos estudantes envolverem-se no debate de importantes e atuais questões internacionais, como também alargar a sua visão do mundo e o seu conhecimento no que diz respeito às relações internacionais e ao papel da ONU, levando a que os jovens desenvolvam o seu espírito crítico, a sua consciência social, bem como os tão importantes soft skills (habilidades emocionais). O MUN ambiciona educar os seus participantes relativamente a questões cívicas, de comunicação eficaz, globalização e diplomacia multilateral.
A aluna Madalena Freitas do 11.º 3, pelas suas intervenções pertinentes ao longo de todo o debate (formal e informal), capacidade de comunicação, reveladora de espírito crítico e consciência emocional, foi distinguida com o prémio de Consciência Social Bernardo Flor. Um momento muito emocionante para a mesma.
Os restantes alunos da nossa escola também tiveram uma excelente prestação, revelando capacidade de análise e de adaptação aos diferentes momentos do debate.
Um agradecimento especial a estes alunos, pelo tempo de trabalho e de pesquisa que dedicaram ao projeto e às reuniões, das quais resultaram, por muitas vezes, debates de temáticas atuais. Saluto-os pelas muitas aprendizagens que realizaram de forma autónoma!
Prof. Vera Santos