Covid 19
Visita de Estudo do 11.2 (02/12/2021)
Data: 2021-12-06 Visualizações: 604

Visita de Estudo do 11.2 (02/12/2021)

No dia 2 de dezembro os alunos da turma 2 do 11.º ano, do Curso de Línguas e Humanidades, participaram numa visita de estudo que lhes proporcionou a ida a diferentes espaços na cidade do Funchal.

A visita teve início na Assembleia Legislativa da Madeira. Enquadrada na disciplina de História A e no estudo do tema: “A Europa dos Parlamentos”, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira reconhecendo o Plenário como o órgão máximo, uma vez que é composto pela totalidade dos deputados eleitos, o que lhe confere legitimidade total relativamente às matérias aí decididas, com especial destaque para a aprovação de diplomas legais. A visita guiada, orientada pela Dr.ª Maria do Carmo, pelos diferentes espaços que constituem o edifício da Assembleia, uma estrutura possuidora de espaços de relevante interesse histórico e arquitetónico, foi notável e de reconhecido mérito, interesse e boa disposição.

No turno da tarde, na envolvência dos conteúdos da disciplina de Geografia A, nomeadamente, no tema “Novas Oportunidades para as Áreas Rurais” o grupo de alunos foi recebido no Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, que tem como principal missão definir, coordenar, regular e executar políticas de valorização e preservação da Vinha, do Bordado Madeira e do Artesanato, produzidos na Região Autónoma da Madeira.

Em primeiro lugar, os alunos foram visitar o centro museológico dedicado ao bordado madeira e à tapeçaria madeirense. Neste espaço está recriado uma casa da aristocracia madeirense do século XIX (duas salas e um quarto), onde é possível verificar a utilização quotidiana do bordado madeira, tal como da tapeçaria adaptada a tampos de cadeiras, sofás e quadros. Neste espaço, os alunos contactaram com peças antigas, roupas, mobiliário e máquinas utilizadas para a confeção do bordado madeira. No mesmo edifício, visitaram, ainda, o laboratório de apoio à qualidade, sendo este um serviço operativo incumbido da coordenação e do controlo da qualidade do vinho, vinho licoroso e demais produtos de origem vínica, das bebidas espirituosas e das restantes bebidas alcoólicas produzidas na Região Autónoma da Madeira, bem como daqueles produtos que, não sendo produzidos na Região, são usados na produção destes, como o álcool agrícola. Acrescente-se, ainda, que é o serviço responsável pela certificação e controlo dos vinhos com Denominações de Origem Protegidas (DOP) “Madeira” e “Madeirense” e Indicação Geográfica Protegida (IGP) “Terras Madeirenses”, das bebidas espirituosas com IGP “Rum da Madeira” e “Poncha da Madeira” e pelo controlo da produção e do comércio dos demais produtos dos setores vitivinícola e das bebidas espirituosas, assim como de outras bebidas alcoólicas, produzidos e/ou engarrafados na Região Autónoma da Madeira (RAM).

As professoras,

Elisabete Ascensão e Vera Santos

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.