Covid 19
Escola de Santana conquista 7 prémios no Concurso Escolar GEA TERRA MÃE
Data: 2021-05-28 Visualizações: 412

Escola de Santana conquista 7 prémios no Concurso Escolar GEA TERRA MÃE

Sob a égide do tema Territórios UNESCO e as Alterações Climáticas: desafios e soluções, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, a nossa escola conquistou 7 prémios, distribuídos por 3 escalões diferentes (3.º ciclo, profissional e secundário) e 4 categorias. A entrega de prémios decorreu no dia 21 de maio nos Jardins da Quinta Magnólia, com a presença da Presidente do Conselho Executivo da nossa escola, da Sr.ª Secretária do Ambiente e do Sr. Secretário da Educação.

No 3.º ciclo, 2 alunos do 9.º1 venceram o 1.º prémio na categoria de spot publicitário, tendo produzido um spot de vídeo intitulado “BioGeo Papel por um futuro sustentável”, como forma de promoção de um papel ecológico e 100% madeirense, obtido a partir dos desperdícios de recursos biológicos, (bananeira) muito abundantes na ilha, através de uma metodologia simples, económica e eficaz e sensibilizando-se toda a comunidade educativa e população em geral para os problemas ambientais inerentes à produção de papel convencional, uma das atividades mais insustentáveis do planeta. 

Também no 3.º ciclo, 4 alunas do 9.º 1 arrecadaram o 1.º prémio na categoria de vídeo, com o projeto “Microalgas e as Alterações climáticas”, o qual pretende realçar o potencial das microalgas como biofertilizante em culturas de feijoeiro, tendo revelado resultados promissores. Com o aumento da população mundial e a necessidade de maior produção de alimentos, a utilização das microalgas constitui uma estratégia ecologicamente e economicamente sustentável para o setor agrícola. Estes 2 projetos contaram com a colaboração da Professora Doutora Nereida Cordeiro da Universidade da Madeira e foram orientados pela docente Ângela Morais, a qual foi distinguida como melhor professora coordenadora de projetos.

No ensino profissional e secundário, a escola destacou-se com a conquista de quatro 1.ºs lugares, nas categorias de Jogo Didático, Spot Publicitário – Rádio e TV e ainda no Vídeo.

No ensino profissional, na categoria de “Jogo Didático”, sob a orientação do professor João Barreiros, 4 alunos do Curso de Gestão do Ambiente ganharam o prémio de melhor Jogo Didático Digital, com a realização do jogo “Quem quer ser milionário”, sobre as alterações climáticas, em que os alunos tiveram a oportunidade de explorar diferentes recursos sobre as alterações climáticas. Esta categoria de prémio foi ganha em três edições consecutivas.

Quanto aos Spots Publicitários, Rádio e TV, os trabalhos destacam o valor e o papel da Floresta Laurissilva no combate às alterações climáticas. Foram desenvolvidos por sete alunos de duas turmas deste nível de ensino, no âmbito da disciplina de Geografia, com a orientação da professora Vera Santos. O primeiro, intitulado “Uma arma contra as alterações climáticas", foi criado por 3 alunos do 12.º 3 e o segundo, “O valor recreativo da Floresta Laurissilva”, por 4 alunas do 11.º 2.

No formato vídeo, o prémio vencedor foi entregue ao projeto EC...CO. Este projeto, sob a orientação do Professor Fernando Pereira, assenta as suas linhas orientadoras na economia circular e desenvolvimento sustentável e pretende proteger a natureza e simultaneamente criar valor, conciliando a economia com a ecologia, o maior desafio do nosso tempo! O tempo é de ação. Com esta materialização criámos um ecossistema de economia circular, que reaproveita resíduos (borra) de café de estabelecimentos de restauração e hotelaria do Concelho de Santana, com os quais foram estabelecidas parcerias para a referida recolha. Posteriormente, este substrato serve para produzir cogumelos e gerar valor económico a partir deles. Para a consecução do projeto, juntámos  sinergias de três cursos profissionais. Alunos do curso de Desenho de mobiliário e Construções em Madeira, que construíram um abrigo, com recurso a madeira reutilizada de paletes e  instalaram um sistema de pulverização  para criar as condições ideais de humidade e temperatura para a produção, que permite o controlo à distância com módulo WI-Fi através de uma  aplicação. Denominamos o mesmo de “Abrigo do Til”, a árvore que generosamente dá a sombra necessária à génese dos Cogumelos. Alunos do curso de gestão Ambiental ocupam-se da produção propriamente dita e um aluno do curso de Multimédia tem como missão a comunicação do projeto. O clima natural do nosso Concelho, bastante húmido, suscitou uma oportunidade! 

O lema do projeto, “Pensar global, agir local”, pretende responder ao problema global da sustentabilidade agindo localmente na criação de algo com valor e com diversos benefícios na alimentação humana, recorrendo a resíduos que invariavelmente seriam desaproveitados.

Por último, a sigla EC…CO, pretende transmitir a ideia de ecologia, ecossistema, natureza e esperamos que seja um ECO de ideias transformadoras para um melhor futuro!

Todos os trabalhos apresentados pela nossa escola tinham como objetivos primordiais sensibilizar os alunos para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências; conhecer melhor territórios UNESCO existentes no arquipélago da Madeira; procurar soluções para a melhoria do ambiente em que vivemos, estabelecendo pontes para aspetos concretos que se relacionam com a importância e gestão das florestas, o ciclo da água, as alterações climáticas, bem como na procura de soluções que promovam o fabrico de materiais mais sustentáveis e energeticamente eficientes, cujas consequências influenciam a saúde do planeta Terra e a sobrevivência da Humanidade; e promover a valorização e conservação da natureza tendo por base a mitigação das alterações climáticas.

As aprendizagens significativas dos nossos alunos passam em muito pelo desenvolvimento de trabalhos com esta abrangência e de intervenção real na comunidade onde vivem.

Deixamos os parabéns a todos os alunos participantes e vencedores.

 

Prof.s Ângela Morais, Vera Santos, João Barreiros e Fernando Pereira

 

Vídeos:

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.