Roteiro Geológico pelos geosítios dos concelhos de Santana e Machico
Data: 2020-01-21 Visualizações: 55

Roteiro Geológico pelos geosítios dos concelhos de Santana e Machico

No passado dia 8 de janeiro os alunos da turma 1 do 10.º ano acompanhados pela professora Ângela Morais realizaram um roteiro geológico pelos concelhos de Santana e Machico, visitando alguns dos geosítios da ilha da Madeira, considerados os melhores locais para observação e compreensão da geologia do arquipélago, nomeadamente as Dunas da Prainha, Miradouro da Ponta do Rosto e Porta d´Abra na Ponta de S. Lourenço, Nossa Senhora da Piedade, Foz da Ribeira do Faial e Porto da Cruz.

Ao longo deste percurso pela geodiversidade da ilha da Madeira, os alunos identificaram diferentes estruturas geológicas resultantes da geodinâmica interna e externa, nomeadamente cones vulcânicos, filões, disjunção prismática no basalto, disjunção esferoidal, fajãs detríticas, fajãs lávicas, falhas, dunas, fósseis, paleossolos,… identificando as diferentes litologias encontradas, desde basaltos, mugearito, piroclastos (bombas, lapilli, cinzas vulcânicas) a arenitos, argilitos, conglomerados, brechas…

O interesse demonstrado pela maioria dos alunos tornou esta atividade deveras interessante e muito enriquecedora, uma vez que permitiu uma melhor compreensão da unidade sobre vulcanismo lecionada no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.

E como dizia Ernest W.G. “o registo dos acontecimentos que ocorrem na Terra está escrito nas rochas, a meta do geólogo é decifrar este registo” e foi isso que fizemos ao longo deste roteiro geológico.

Resta-nos agradecer ao Clube Desportivo e Recreativo Santanense e ao Clube Desportivo da Escola de Santana, por terem disponibilizado o transporte para a concretização desta atividade.

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.