Parlamento dos Jovens
Data: 2019-07-08 Visualizações: 370

Parlamento dos Jovens

No dia 25 de fevereiro de 2019 tivemos a oportunidade de estar presentes na Assembleia Legislativa da Madeira a defender o projeto de recomendação da nossa escola, no entanto, a dedicação a este projeto iniciou-se meses antes. Tudo começou quando decidimos formar uma lista e abraçar este desafio. Foram diversas as vezes que nos reunimos com o intuito de fazer chegar a todos esta iniciativa.

Desta forma, dedicadas a 100% a este programa, conseguimos atingir o nosso grande objetivo de chegar à “Casa da Democracia”. A cada nova etapa deste projeto construímos novas amizades, ideias, novos conhecimentos e uma nova perspetiva da nossa realidade política.

Ao mesmo tempo que a ansiedade aumentava, aumentava também a vontade de representar a ilha na capital.  A primeira viagem em conjunto num projeto escolar estava prestes a começar, mal sabíamos nós que aquela viagem iria marcar as nossas vidas para sempre.

Na Assembleia da República sentimo-nos verdadeiras deputadas por 2 dias, onde tivemos a oportunidade de observar o dia-a-dia de um deputado. Realçamos também a diversidade cultural e ideológica de cada distrito.

Tivemos a oportunidade de visitar alguns lugares históricos como a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio de Belém, a Baixa Lisboeta e ainda o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva. Passámos 3 dias de plena alegria, euforia e de grande conhecimento cultural e pessoal, pois saímos de Lisboa com uma nova visão não só do mundo do trabalho, mas também político.

Aprendemos que é necessário fazer sacrifícios pessoais em prol do sucesso coletivo. Concluímos que no mundo do trabalho existem muitas críticas, no entanto, a escolha é de cada um ser ou não ser um bom profissional.

No geral, foi uma experiência muito enriquecedora de onde retiramos muitos momentos inesquecíveis.

                                                                              Raquel Pereira, Sara Freitas e Liliana Andrade (9º1)

Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.