Covid 19
Palestra com o professor Francisco Catanhede
Data: 2019-03-15 Visualizações: 832

Palestra com o professor Francisco Catanhede

No dia 13 de março de 2019, os alunos da nossa escola tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre a temática do 25 de abril com o professor Francisco Cantanhede, um dos autores do manual de História adotado na escola, O Fio da História. Foi uma verdadeira aula de História, contada na primeira pessoa, de forma emocionada por quem viveu com intensidade a passagem da ditadura para a democracia, e emocionante para quem ouviu.

 Francisco Cantanhede, professor de História durante cerca de 30 anos, a partir da fotografia da sua sala de aula (quando tinha 7 anos de idade) e do seu testemunho pessoal, estabeleceu um paralelismo entre o antes e o pós 25 de abril de 1974, sensibilizando os alunos sobre as dificuldades inerentes à época em questão, sobretudo para quem vivia no campo, em particular a que conheceu tão bem, a zona do Alentejo. Interessante foi a forma como conseguiu transmitir aos nossos alunos as metodologias utilizadas na escola da época e os castigos aplicados, onde rapazes e raparigas se sentavam separados e não podiam andar juntos na rua num raio de 500 metros afastados da escola. A partir de uma fotografia conseguiu retratar muito bem a época da ditadura, intitulada de “Estado Novo” por António de Oliveira Salazar.

Francisco Cantanhede, no dia 25 de abril de 1974, com 21 anos e a trabalhar em Lisboa, foi impedido de entrar no seu local de trabalho (Aeroporto de Lisboa) por dois militares do M.F.A. De regresso à casa onde vivia com o seu avô António (um homem da oposição ao regime de Salazar) tomou conhecimento que algo se estava a passar na Baixa Lisboeta. Depois de ouvir na rádio os acontecimentos levados a cabo pelo MFA (Movimento das Forças Armadas) decidiu dirigir-se à Baixa da cidade onde se juntou à multidão que aclamava a tão ansiada “Liberdade”.

Antes da sessão, os alunos tiveram a oportunidade de ler um texto da sua autoria intitulado: “A formiga Maia” o que facilitou o entendimento de tudo o que foi dito, nomeadamente a alusão a um “homem corajoso” que marcou para sempre a História do nosso país: Salgueiro Maia.

Assistiram a esta palestra os alunos das três turmas do 9º ano de escolaridade e as turmas de 11º e 12º anos de escolaridade inscritos da disciplina de História A. O feedback dado pelos alunos foi extremamente positivo o que se denotou pela atenção demonstrada ao longo de toda a sessão.

O nosso mais reconhecido agradecimento ao professor Francisco Cantanhede!

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.