Covid 19
Parlamento dos jovens - debate "Alterações climáticas"
Data: 2019-01-27 Visualizações: 255

Parlamento dos jovens - debate "Alterações climáticas"

No dia 21 de janeiro de 2019, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens – ensino básico e secundário, foi proporcionado um debate na escola com o senhor deputado Paulo Neves, representante do Círculo da Madeira na Assembleia da República.

O tema em debate no presente ano letivo são as “Alterações climáticas: salvar os oceanos” no ensino básico e “Alterações climáticas: reverter o aquecimento global” no ensino secundário.

Numa primeira parte da sessão o senhor deputado fez referência às funções, organização e funcionamento da Assembleia da República e num segundo momento abordou o tema em debate, explorando alguns conceitos essenciais, nomeadamente: alteração climática; aquecimento global e efeito estufa, alertando para os custos elevados que as alterações climáticas podem acarretar. Fez ainda o enquadramento cronológico de alguns protocolos já existentes: 1994: Convenção Quadro das Nações Unidas para as alterações climáticas; 1997: Protocolo de Quioto e 2015: Acordo de Paris.

Neste debate esteve em destaque o nosso país e a forma como o governo está a trabalhar para definir um Quadro Estratégico para Política Climática (QEPiC) e os alunos participantes no programa tiveram a oportunidade de colocar questões ao senhor deputado sobre o tema em análise.

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.