Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 2018
Data: 2018-11-16 Visualizações: 141

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 2018

A estrada conta histórias.

Nem todas têm um final feliz.

Este é o tema da campanha internacional a propósito do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, que se celebra no dia 18 de novembro.

O Dia da Memória tem este ano como tema internacional “A estrada conta histórias. Nem todas têm um final feliz”, tema da campanha internacional criada pela FEVR – Federação Europeia de Vítimas da Estrada, e pela Aliança Global de ONG pela Segurança Rodoviária, e que marca o 25º aniversário desta celebração.

Nos 25 anos de celebração deste Dia Mundial, mais de 30 milhões de pessoas perderam as suas vidas nas ruas e estradas de todo o mundo e mais de mil milhões ficaram feridos ou incapacitados.

Desde 1 de Janeiro até dia 7 de Novembro, perderam a vida nas estradas portuguesas 429 pessoas (sem contar com as mortes a 30 dias) e 1773 ficaram gravemente feridas.

O espírito desta celebração é de que a evocação pública da memória daqueles que perderam a vida e a saúde nas estradas e ruas portuguesas significa um reconhecimento, por parte do Estado e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade, e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas resultantes de desastres rodoviários.

A morte e lesão por desastre de viação são ocorrências repentinas, violentas e traumáticas, e o seu impacto duradouro, quase sempre permanente.

A cada ano, milhões de enlutados e vítimas de todo o planeta juntam-se aos muitos milhões que já sofrem em resultado de desastres de viação.

O Dia da Memória responde, assim, à intensa necessidade sentida pelas vítimas e seus entes queridos de verem a sua perda e a sua dor publicamente reconhecidas.

Presta também homenagem às equipas de emergência, à polícia, aos profissionais médicos e outros que diariamente lidam com as consequências traumáticas da sinistralidade.

 

Próximas Reuniões