Covid 19
Visita de Estudo 11.º Ano
Data: 2018-11-13 Visualizações: 277

Visita de Estudo 11.º Ano

No dia 6 de novembro os alunos da turma 2 do 11.º ano, do Curso de Línguas e Humanidades, participaram numa visita de estudo que lhes proporcionou a ida a diferentes espaços na cidade do Funchal.

Na envolvência dos conteúdos da disciplina de Geografia A, nomeadamente, a “Agricultura em Portugal”, o grupo de alunos foi recebido no Centro de Fruticultura Tropical e Subtropical da Madeira (CFTS), nas Quebradas, em São Martinho, que está sob a tutela da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, com o intuito de conhecerem as espécies de fruteiras exóticas ali existentes, bem como se inteirarem dos ensaios e técnicas agronómicas aplicadas, no âmbito da propagação vegetativa e do melhoramento genético. Acrescente-se, que num momento da visita tiveram a oportunidade de assistir, ao vivo, à realização de três técnicas de enxertia, as mais utilizadas na agricultura madeirense, tal como também ficaram a saber que se deslocam àquele espaço, vários agricultores madeirenses, com o objetivo de se informarem e verificar in loco as potencialidades das diferentes espécies frutícolas tropicais e subtropicais, para decidirem a melhor escolha em investimentos que pretendam realizar na sua área/exploração agrícola.

É de salientar que o CFTS é, a nível nacional, o único polo de conhecimento na área da Fruticultura Tropical e Subtropical, tendo sido considerado como de referência por professores do Instituto Superior de Agronomia.

No turno da tarde, e no âmbito da disciplina de História A, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Núcleo Museológico da Cidade do Açúcar, um museu dedicado à memória do período áureo do ciclo do açúcar na ilha da Madeira, evidenciando as suas influências culturais e artísticas. Este localiza-se no coração do centro histórico do Funchal, na freguesia da Sé e foi inaugurado a 15 de junho de 1996.

Ainda enquadrada na disciplina de História A e no estudo do Parlamentarismo, os alunos visitaram a Assembleia Legislativa da Madeira, órgão legislativo e de fiscalização parlamentar do regime autonómico madeirense. Guiados pela Dr.ª Maria do Carmo, os alunos tiveram a oportunidade de visitar os diferentes espaços que constituem o edifício, ouvindo a sua história e evolução ao longo dos tempos. O edifício da Assembleia, antiga Alfândega do Funchal, foi construído no século XVI, a mando de D. Manuel I, tendo sido alvo de várias obras de adaptação e remodelação ao longo dos séculos. Esta estrutura possui diversos espaços e salas de interesse histórico e arquitetónico, bem como obras e peças de mobiliário que remontam aos séculos XVII e XVIII.

 

As professoras, Elisabete Ascensão e Vera Santos

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.