Visita à Achada do Teixeira-Homem em Pé
Data: 2018-10-30 Visualizações: 118

Visita à Achada do Teixeira-Homem em Pé

No dia 25 de outubro, os alunos do 1º ano curso profissional de Gestão do Ambiente, nas disciplinas de Conservação da Natureza e Qualidade Ambiental, realizaram uma visita de estudo/caminhada à Achada do Teixeira (Santana) a fim de conhecer e valorizar o património geológico local e compreender a formação geológica da ilha da Madeira com o intuito dos formandos poderem contribuir para uma educação ambiental mais consciente e imperativa.  

A visita supramencionada foi realizada em parceria com a Associação Santana Cidade Solidária, dando continuidade às suas ações de Educação Ambiental.

A formação científica ficou a cargo dos professores Francisco Vasconcelos e Zita Pacheco, docentes do Grupo de Biologia da Escola B+S de Santana.

Assim, os alunos tiveram a oportunidade de compreender melhor a geologia da ilha da Madeira, bem como as formas de relevo resultantes de agentes externos que nela atuam. Vales, planaltos, filões, piroclastos e escoadas lávicas foram alguns dos aspetos da Geologia que puderam ser observados.

O “Homem-em-pé”, estrutura filoniana resultante de erosão diferencial, foi a “figura” central da visita, onde se pode constatar que a ilha já foi bem maior/alta que a que observamos atualmente.

Conhecer, Valorizar, Promover e Preservar foram as palavras-chave do objetivo da visita.

 Para saberem mais um pouco da Geologia do Concelho de Santana, visitem o site:

http://bio520santana.wixsite.com/georoteirosantana

Os docentes Francisco Vasconcelos e Zita Pacheco

Próximas Reuniões