Visita de estudo Hospital Central do Funchal - Secção de Controlo da Infeção
Data: 2017-12-15 Visualizações: 86

Visita de estudo Hospital Central do Funchal - Secção de Controlo da Infeção

No dia 21 de Novembro de 2017, a turma do curso EFA secundário DC, Técnico Auxiliar de Saúde, realizou uma visita de estudo ao Hospital Central do Funchal, tendo como objetivo conhecer a secção de controlo de infeção

Inicialmente, foram recebidas pelas enfermeiras Paula e Bernardete que conduziram as formandas para a sala de formação onde foi abordado o funcionamento e procedimentos utilizados no controlo da infeção. 

Após isto, dirigiram-se para a Central de Esterilização, onde percorreram as suas instalações e visualizaram todos os processos pelos quais passam os materiais aquando da sua esterilização. Esta visita foi orientada pela enfermeira Maria João e foi possível visualizar procedimentos tais como lavagem mecânica, empacotamento, selagem, esterilização do material, transporte e todo o material utilizado nestes procedimentos. 

No final da visita, regressaram à sala de formação onde foram abordados temas tais como higienização das mãos e a sua importância e outros princípios básicos do controlo da infeção. As formandas tiveram também um contacto direto com diferentes tipos de equipamentos de proteção individual (luvas, bata, avental, máscara, entre outros). 

Para finalizar da melhor forma, realizaram uma actividade que consistia em desinfetar as mãos com uma solução alcoólica contendo um contraste. Após este procedimento, as formandas colocavam as mãos no interior de uma máquina que produz uma luz ultravioleta na qual era possível identificar as regiões das mãos onde a desinfeção não teria sido bem-sucedida, passando a noção de que a execução de uma cuidada lavagem e desinfeção das mãos é essencial no controlo da propagação da infecção.

 

Visitem o nosso blog: http://maissaude-tas.blogspot.pt/

e a nossa página no Facebook: http://bit.ly/2yfsxXH

 

Francisco Vasconcelos e Zita Pacheco

Próximas Reuniões