Dia Mundial da Saúde Mental
Data: 2017-10-10 Visualizações: 189

Dia Mundial da Saúde Mental

Com o intuito de aumentar o conhecimento público sobre saúde mental, em 1992 a Federação Mundial de Saúde Mental instituiu o 10 de outubro como sendo o Dia Mundial da Saúde Mental.

Ao longo da vida, todos nós podemos ser afetados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases como a entrada na escola, a adolescência e o envelhecimento, ou acontecimentos traumáticos, tais como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a saúde mental não é a simples ausência de doença, mas sim um estado de bem-estar em que cada indivíduo realiza seu próprio potencial, consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para a sua comunidade.

O bem-estar pode ser definido como um estado físico, social e mental positivo. Ao nível psicológico abarca a capacidade de desenvolver o seu potencial, trabalhar com produtividade e criatividade, construir relações fortes e positivas com outros, contribuir para a sua comunidade. Compreende também sentimentos de satisfação, otimismo, autoestima e de viver com significado.

A OMS propõe 10 conselhos para cuidar da saúde. São eles: falar dos seus sentimentos; manter-se ativo; ter uma alimentação saudável; não ingerir bebidas alcoólicas; manter-se em contacto; pedir ajuda; descansar; fazer coisas em que se é bom; aceitar-se como é; e cuidar dos outros.

As pessoas afetadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas. Todos nós podemos ajudar não estigmatizando, apoiando, reabilitando e integrando.


Ficheiros em anexo:

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.