Covid 19
ComParte
Data: 2017-06-23 Visualizações: 610

ComParte

O projeto ComParte é um projeto de âmbito nacional de envolvimento cívico e transformação social, desenvolvido em parceria com a organização norueguesa Fábrica da Mudança. A sua ação no campo do ensino tem como finalidade “ouvir os prós da educação”, isto é, ouvir a opinião, relativamente à educação em Portugal, daqueles que passam maior parte do seu tempo na escola, ou seja, nós, os estudantes. Este projeto foi aplicado a nível nacional sendo a nossa escola, a última e a quinquagésima, onde foi desenvolvido.

            No passado dia 14 de junho de 2017, o ComParte veio até à nossa escola, onde passou a manhã com os alunos do 10º ano, a ouvir a opinião dos mesmos relativamente ao que se deve manter, mudar e melhorar na educação do nosso país.

Realizaram-se três sessões para ouvir os “prós da educação”. Na primeira sessão, que se deu com a presença de todos os alunos do 10º, todos nós recebemos um caderno e uma esferográfica com o intuito de andarmos pelo anfiteatro da escola a responder questões, que se encontravam no chão, relativas à educação. Depois de dadas as respostas, as folhas escritas eram colocadas em pequenas caixas que se encontravam junto às questões.

Na segunda sessão, somente com a presença dos alunos do 10º1, foram formados grupos, que tiveram de fotografar dois momentos bons e outros dois maus, vivenciados na escola, para assim, numa reunião com os grupos se discutir o que devia ser mantido e o que devia ser melhorado.

Por fim, na terceira sessão, ficaram apenas seis “prós”, juntamente com a direção da escola e os dinamizadores do projeto, para lhes explicarmos como foi, o que aprendemos e o porquê de termos escolhido ficar para dar o nosso testemunho aos professores que dirigem a nossa escola.

Devo dizer que a estratégia utilizada pela Bruna, pela Mariana e pelo João proporcionou-nos à vontade para exprimirmos opiniões sinceras, claras e completas. Também o facto de desde o início da sessão terem sido muito simpáticos e divertidos, colocou-nos na nossa zona de conforto sem inibições ou constrangimentos. O facto de não os conhecermos foi um ponto extra para que pudéssemos “desabafar”.

Do decorrer destas sessões, alguns Prós vão-se reunir com os Secretários de Estado da Educação e da Cidadania, para apresentar e discutir as ideias sugeridas pelas 50 escolas que se envolveram neste projeto.

Todos nós achámos este conceito uma boa forma de reformular a educação cá em Portugal, com muito potencial para ter sucesso no nosso país e por isto mesmo deve ser mais apoiado.

 

Pelos alunos de 10.ºano, Carlota Teixeira e Bernardo Freitas

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.